Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
Em setembro, o Brasil sediará os jogos Paraolímpicos. Você já parou para pensar se conseguiria executar com êxito as habilidades de um esporte se tivesse alguma deficiência fisiológica? Foi para ilustrar isso que a professora Marília Rodrigues, responsável pela disciplina “Esportes para pessoas com deficiência”, proporcionou uma aula diferenciada aos alunos do 5° período do curso de Educação Física (Bacharelado), no último dia 17 de fevereiro.
Os alunos “assistiram” à aula teórica com os olhos vendados e depois realizaram atividades em duplas a fim de vivenciar as limitações dos deficientes visuais. Um aluno servia como guia, o segundo simulava a deficiência, e assim percorreram vários espaços da instituição, incluindo a utilização de escadas e locais que demandam uma maior dificuldade na locomoção. “A atividade teve o objetivo de sensibilizar os alunos, além de trabalhar a confiança no outro e o espírito de cooperação entre as duplas. Além da formação de recursos humanos para o esporte paraolímpico e contribuir para formação de cidadãos comprometidos socialmente”, afirma a professora Marília.
“No começo, de fato, foi bem difícil, tendo em vista que era uma tarefa complicada, pois não temos esta deficiência fisiológica. Ainda, nos primeiros momentos, há certa insegurança e receio sobre tudo que está ao nosso redor, apesar de estar sendo guiado o tempo todo por um companheiro”, destaca o aluno Charles Lucena.
O respeito às diferenças é um dos maiores meios para a inclusão e promoção da qualidade de vida de pessoas portadoras de qualquer tipo de deficiência física, e essa é uma reflexão importante para a formação de profissionais éticos dentro da Educação Física. “A aula foi de grande valor para entendermos apenas um pouquinho de como se sente um deficiente visual, e mais ainda aprender a respeitar e atender melhor uma pessoa com essa particularidade” destaca a aluna Danyella Araújo.
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")