Notícias
Alunos expõem experiências em estágio
08.12.2008
Compartilhar as experiências vividas nas unidades básicas de saúde e hospitais de Natal, revelando a importância do trabalho de equipe e do suporte que a faculdade oferece ao exigir disciplina e saber do aluno. Esse será o tom dos depoimentos que alunos do curso de Enfermagem da FARN apresentaram na I Mostra de Integração Ensino-Serviço, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. As exposições aconteceram ontem, 8 de dezembro, no Praia Mar Hotel, em dois horários, às 11h e às 14h.
Com o tema “O SUS em movimento: integrando seres e produzindo saberes”, o seminário abordou os 10 anos da ação do Programa Saúde da Família, a humanização na saúde e a integração ensino-serviço.
“A gente se depara com tudo que vê na teoria. E eu tinha muito receio, porque não estava lidando com um boneco ou uma aula expositiva e sim, uma pessoa precisando da minha ajuda. Com o tempo, fui adquirindo confiança e tive a oportunidade de acompanhar uma senhora durante certo tempo, criamos um laço de amizade, mas ela veio a óbito e essa é outra lição que não se aprende na sala de aula”, afirmou emocionado o aluno João Faustino, que estagiou no hospital João Machado, valorizando a experiência no estágio.
Outro depoimento marcante foi da estudante Marília Rego, que estagiou na unidade básica de saúde do bairro Planalto. “Aprendi muito, porque foi a primeira vez que tive um contato com paciente. Minha preceptora também foi muito importante. Ela me deu total apoio. E lá, na prática, vi o valor do estudo, porque acontecem muitas coisas ao mesmo tempo e temos que ter o conhecimento. Então, eu saía do estágio e ia para casa estudar ainda mais”.
De acordo com a professora Alciléia Marques, outra preocupação era chegar às unidades de saúde e não chocar, não invadir o espaço dos funcionários antigos. “Eu não sabia o que fazer para mudar alguns procedimentos errados que víamos, sem parecermos intrusos. E o que aconteceu de forma natural é que os funcionários, vendo o comportamento dos alunos, passaram a copiá-los e isso foi muito gratificante”, declarou.
Para a coordenadora do curso de Enfermagem, Juçara Sucar, a experiência foi muito válida e “mostrar isso para outros profissionais de saúde afirma ainda mais o compromisso da FARN com a qualidade do ensino”.
Fonte: Comunicação FARN
VOLTAR