Alunos que não renovaram o Fies perdem benefício por um semestre
Notícias
Alunos que não renovaram o Fies perdem benefício por um semestre 02.05.2007
Estudantes que não renovaram o contrato com o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) até o dia 30/4 perderam o benefício por seis meses. A renovação agora só poderá ocorrer no próximo semestre.
Pelas estimativas da CEF (Caixa Econômica Federal), que concede o financiamento, cerca de 165 mil estudantes deveriam ter feito a renovação. Ainda não foi divulgado o número de alunos que deixaram de renovar seus contratos.
Juros
Para ingressar e se manter no Fies, o estudante deve estar regularmente matriculado em instituição de ensino superior privada, cadastrada no fundo e com avaliação positiva do Ministério da Educação.
Durante o curso, ele paga diretamente à instituição a parcela da mensalidade não coberta pelo Fies. A cada três meses, quita na CEF uma parcela dos juros, no valor de R$ 50. A parcela trimestral dos juros é abatida do saldo devedor.
No segundo semestre de 2006, a taxa de juros, que é fixa, caiu de 9% para 6,5% ao ano. Para os alunos de licenciaturas, pedagogia, normal superior e dos cursos tecnológicos registrados no cadastro do MEC, a taxa foi reduzida de 9% para 3,5% ao ano -- descontada a inflação anual, representa juro zero.
A coordenadora geral do Fies, Paula Branco de Mello, explica que o índice inadimplência é de aproximadamente 11%. \"Embora seja um índice baixo, para o aluno que deixa de pagar é ruim, porque com essa dívida ele passa a integrar o Serasa\", disse à Agência Brasil.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 616161 ou no site do Fies, http://www3.caixa.gov.br/fies/
Fonte: Portal UOL Educação