Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
As piscinas do UNI-RN já são pequenas para o talento de 5 jovens para-atletas. Clóvis Pereira, 19, Francisco Câmara, 14, Paulo Lopo, 22, Rangel Nascimento, 23, e Silas Palhares, 17, são alunos de natação do projeto SuperAção, coordenado pela professora, Marília Rodrigues, do curso de Educação Física, e estão em uma intensa rotina de treinos preparativos para um momento importante em suas vidas de para-atletas.
De 31 de março a 2 de abril, eles estarão em Recife (PE) para representar o estado do Rio Grande do Norte no Campeonato Norte-Nordeste de Natação, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. As provas serão realizadas no Centro Esportivo Santos Dumont e será uma seletiva para as competições nacionais.
Segundo a professora Marília, as expectativas são de pelo menos três dos para-atletas serem classificados para o brasileiro. “Eles chegaram aqui sem experiência em nado, mas com os treinos já se mostram cada vez mais aptos crescer no esporte de alto rendimento”, afirma.
Um dos destaques da equipe é Francisco Câmara, mais conhecido como "Tião". No projeto desde a primeira turma, ele não sabia nadar e surpreendeu os alunos e professores com seu rápido desempenho no esporte. Em um ano, ele deixou de treinar na piscina pequena e partiu para a olímpica, com 50 metros de extensão. Um desafio ainda maior para o jovem estudante do município de Jardim de Angicos.
Os para-atletas serão acompanhados pela professora Marília Rodrigues e dois alunos do curso de Educação Física Bacharelado, monitores do projeto: Magnus Sousa e Luanny Andrade.
O projeto:
O projeto SuperAção, desenvolvido pelo Núcleo de Inclusão do UNI-RN, visa oportunizar práticas esportivas da iniciação ao alto rendimento a crianças com algum tipo de deficiência. No projeto, elas participam de aulas de natação, coordenadas pela professora Marília Rodrigues, do curso de Educação Física do UNI-RN. A iniciativa conta com o apoio do Laboratório de Avaliação do Desempenho Humano do curso de Educação Física do UNI-RN, e da UFRN, através da Base de Pesquisa em Atividade Física e Saúde (AFISA).
O Núcleo de Inclusão está vinculado à Pró-Reitoria Acadêmica do UNI-RN.
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")