Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
O livro "Magistratura: análises e debates" foi lançado na manhã dessa sexta-feira (11) no UNI-RN. Resultado das pesquisas do projeto de extensão, de mesmo nome da publicação, do curso de Direito, ele reúne nove capítulos sobre temas envolvendo a magistratura. Coordenados pelo professor Halisson Bezerra, cada capítulo foi redigido por um dos alunos participantes do projeto. O lançamento foi marcado ainda pela presença de autoriades como o reitor, Daladier Pessoa Cunha Lima, o presidente da Liga de Ensino do Rio Grande do Norte, dr. Manoel de Brito, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luiz Alberto Gurgel de Faria, o coordenador do curso de Direito, Walber Cunha Lima, além de professores, alunos e familiares dos autores do livro.
"O UNI-RN agradece a oportunidade de apoiar um projeto como esse e mostrar o nível do ensino jurídico da instituição", declarou o reitor, Daladier Pessoa Cunha Lima, durante seu pronunciamento inicial.
Em seguida o ministro Gurgel de Faria proferiu a palestra “Os desafios da magistratura no século XXI” e explanou sobre temas envolvendo questões atuais do poder judiciário brasileiro. Um dos destaques foi o paradoxo entre a forte demanda e a crise de credibilidade do sistema. Segundo uma pesquisa apresentada pelo professor, a população tende a buscar muito a justiça mas o índice de confiança é baixo. "Nós devemos ver esses dados como uma oportunidade para melhorar o nosso judiciário", explicou.
Para encerrar, os autores do livro realizaram uma sessão de autografos no Centro de Convivência Nelson Mandela.
O livro e projeto de extensão
Por quase um ano e meio, os discentes acompanharam a rotina do Poder Judiciário em Natal com um olhar voltado à análise e ao debate, como parte dos objetivos de estudos do projeto.
Assinam os capítulos do livro (que recebeu o selo da editora Jovens Escribas e apoio da gestão acadêmico-administrativa do UNI-RN), os alunos André de Oliveira Coelho, Andréa Karla da Silva Alves, Cícero Alves de Sousa Neto, Fernanda dos Santos Silva, Juliana Brito Rocha, Kelly Lopes de Almeida Santos, Larissa Oliveira do Nascimento, Madson Vítor Nogueira e Priscila Freire da Silva.
O projeto de extensão “Magistratura: análises e debates” teve início em setembro de 2014 e encerramento em dezembro de 2015, e se dividiu em quatro fases, pela ordem: teórica, deontológica, prática e científica.
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")