Notícias
Aplausos às ações do Cremern
20.01.2011
O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte – Cremern –, ao longo do tempo, tem cumprido muito bem seu papel de preservar a ética da profissão e de zelar pelos direitos e deveres dos médicos O Conselho, em feliz decisão, resolveu resgatar a história médica do Estado, ao criar o Memorial da Medicina do RN, do qual tenho a honra de ser um dos membros do Conselho Curador. O Memorial localiza-se ao lado do Cremern, em belo prédio antigo, bem adaptado à função. O acervo precisa ser mais conhecido, pois se compõe de peças raras, de equipamentos usados no passado em consultórios e em hospitais, além de rico conjunto iconográfico, tudo em planejada organização técnica. Merece aplausos a Diretoria do CRM que criou o Memorial da Medicina, à frente o médico Rubem Santos. Desde então, tem havido importantes apoios, mas o êxito do Memorial se deve em grande parte ao trabalho de pesquisa do médico Olímpio Maciel.
O Cremern não ficou somente com o Memorial, a fim de valorizar os que fazem ou fizeram a história da medicina. Em boa hora, para prestar honras a quem ostenta preclaros méritos, criou a Comenda Professor Onofre Lopes da Silva, com o intuito de distinguir alguns médicos – os quais representam muitos outros –, que se dedicam ou se dedicaram ao trabalho profissional com amor e dignidade, com vontade de ser útil e de fazer o bem. Na Resolução nº 07/2007 que cria a Comenda, há especial referência ao Dr. Onofre Lopes, por ter concretizado um sonho da cidade, ao instalar, em 1955, a Faculdade de Medicina de Natal. Reporta-se também ao fato de ter sido Onofre Lopes o fundador do Cremern, e quem primeiro o presidiu, com CRM número 1.
Depois de Onofre Lopes, vieram diretorias e presidentes com tarefas de consolidar o Conselho e de garantir o bom exercício da profissão. Lembro-me do Dr. Paulo H. Bittencourt, que era presidente em 1966, quando assinou o meu CRM, de número 285. Há poucos dias, estive no Cremern, e, ao dizer para a funcionária o meu CRM, um jovem médico ao meu lado olhou-me com certo espanto, porquanto o número já passa de seis mil. O atual Presidente é o Dr. Luís Eduardo Barbalho de Melo, admirado como médico, cidadão e líder de classe. Em outubro passado, o Cremern outorgou a Comenda Professor Onofre Lopes da Silva, em ato assinado pelo presidente Luís Eduardo, aos médicos Eudes Caldas Moura, Jairo dos Santos Leite e Dagmar Olímpio Maia.
A decisão do Conselho recebeu apoio da classe médica do Estado, em face dos nomes eleitos, ícones nas suas especialidades. Dagmar Olímpio Maia, anestesista, sempre passou segurança aos seus pacientes, pelo rigor científico, pela seriedade e pelo senso de responsabilidade no labor da profissão. Fomos colegas de turma na Faculdade e posso afirmar que esses atributos, já presentes no aluno, cresceram na prática médica. Jairo dos Santos Leite, gastrenterologista, teve na sua formação o apoio de outro grande especialista, Marcelo Augusto F. de Carvalho. Ressaltam-se em Jairo Leite a bondade, o talento clínico, a simplicidade – quase timidez –, a palavra sempre ouvida e acatada quando um colega queria partilhar ideias em um caso difícil. Eudes Caldas Moura, genial, arte e medicina juntas, brilhante no saber geral da vida e do mundo. Catedrático de Ortopedia e Traumatologia, poderia ter exercido essa função em qualquer universidade brasileira, pois tem bagagem científica e cultural para isso. Na entrega do título, falou em nome dos três homenageados, belo discurso histórico, pleno de relatos dos tempos heroicos da UFRN. Aos três distintos médicos o apreço e a gratidão dos norte-rio-grandenses, com os votos de que seus exemplos despertem a atenção e o olhar das novas gerações.
VOLTAR