Notícias
Ateliê de Psicologia debate relação família-escola
12.03.2010
Qual o papel do psicólogo na relação família/escola? Que conduta adotar para potencializar a aprendizagem das crianças? Essas e outras questões envolvendo a psicologia no ensino foram debatidas no último sábado, 13, pelo Ateliê de Psicologia da FARN, que retomou as atividades este ano, incrementando ainda mais as discussões sobre a atuação do psicólogo na sociedade. O evento foi conduzido por Margarethe Rose Barreto, psicóloga e mestre em Psicologia Escolar, a partir das 16h, no auditório da Livraria Siciliano.
De acordo com Margarethe, a presença do psicólogo é fundamental para facilitar a compreensão, por parte da escola, das necessidades da família e vice-versa, promovendo um diálogo que favorece o desenvolvimento psicosocial do aluno.
Para fomentar o debate, o Ateliê sugeriu livros aos participantes que abordam o tema e apontam questionamentos que incrementam as discussões. Mais informações pelo telefone 3215 2917. Confira as dicas de leitura sobre o tema do debate:
1. \"Psicologia do Ensino\". César Coll Salvador e colaboradores. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
- O livro traz, além das clássicas teorias da aprendizagem, um apanhado de temas relevantes sobre a relação da psicologia-educação, tais como \"fatores psicossociológicos, relacionais e contextuais implicados na aprendizagem escolar\".
2. \"Psicologia Escolar: ética e competências na formação e atuação profissional\". Sandra F. C. Almeida e colaboradores (entre eles, a autora da palestra). Campinas, Alínea, 2003.
- Este livro faz parte das publicações do GT “Psicologia Escolar e
Educacional da Anpepp (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação de Psicologia). Traz sempre um resumo das principais pesquisas na área da psicologia brasileira voltada para a educação e contextos escolares.
3. “Pinóquio às avessas: uma história sobre crianças e escolas para pais e professores”. Rubem Alves. Campinas: Verus, 2005.
- De forma lúdica o psicanalista e professor aposentado da Unicamp, Rubem Alves, discorre sobre as tristes consequências de um ambiente escolar que deforma ao invés de formar pessoas que amam a escola e o conhecimento.
VOLTAR