Ateliê de Psicologia vai tratar sobre doação de corpos para estudo, participe!
Notícias
Ateliê de Psicologia vai tratar sobre doação de corpos para estudo, participe! 10.11.2010
Corpos humanos são indispensáveis ao ensino e pesquisa na área da Saúde. Toda a base do conhecimento médico está fundamentada na anatomia humana, e apenas através do estudo do corpo humano ela pode ser aprendida de forma mais completa. Para tratar deste assunto, o Ateliê de Psicologia da FARN vai abordar na edição de novembro, o tema “doação de corpos: perdas e ganhos!”.
A polêmica consiste na importância do conhecimento adquirido através deste estudo e a ética profissional no trato com o cadáver. A discussão será conduzida pelo Professor André Davim, Biólogo e docente da FARN na área de Anatomia Humana, e pela profesora Andréa Bragança, docente da FARN e Psicóloga Hospitalar. Os defensores da Anatomia afirmam que sem essa prática não é possível haver médicos capacitados ou mesmo conhecimento cirúrgico, nem aprendizado suficiente para compreensão do tratamento das doenças.
“Assim como a doação de órgãos, o consentimento para doar um corpo visando a pesquisas depende da família. Essa decisão também tem implicações psicológicas para o doador e seus familiares ao nos remeter à questão do tema \'morte\' e nos colocar em contato com a fragilidade humana”, explica a coordenadora de Psicologia, Jordana Bulhões.
Se você se interessa pelo assunto ou tem curiosidade, participe do debate no próximo sábado, dia 13 de novembro, às 16h, no Espaço de Eventos da Livraria Siciliano Midway Mall. A inscrição é gratuita e deve ser realizada exclusivamente através do e-mail ateliedepsicologia@gmail.com. Maiores informações através dos telefones 3215-2917 / 3215-2918