Notícias
Atlas de Anatomia Artística vira aplicativo
04.02.2013
A principal publicação do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), o Atlas de Anatomia Artística, já pode ser comprada em qualquer lugar do planeta. O livro foi adaptado para versão mobile e está disponível em aplicativo na Apple Store. Com recursos de interatividade, a versão digital foi adquirida por usuários nos Estados Unidos, México e em países da Europa, América Latina e África. Além de ser o primeiro do gênero já editado no mundo, o Atlas de Anatomia Artística torna-se a primeira publicação acadêmica do Rio Grande do Norte em formato de aplicativo.
O livro mescla fotos de pinturas em corpos vivos, imagens anatômicas dissecadas e textos bilíngues em português e inglês, que facilitam a compreensão dessa ciência milenar e ajudam a fixar melhor o conteúdo. De autoria do professor anatomista do UNI-RN, André Luiz Davim, tendo como coautores, João Faustino e Diego Filgueira, o impresso teve de ser adaptado para entrar no rol de aplicativos da Apple. A publicação ganhou nova capa e recursos que facilitam a leitura e ajudam na busca por conteúdos devido ao sumário interativo. Há três meses na loja virtual, o aplicativo pode ser baixado por cerca de U$ 20.
“A versão mobile segue uma tendência mundial que é transformar livros em e-books, que conseguem ter uma abrangência maior e chegar a mais estudantes”, diz o professor André Davim, que comenta sobre a importância da obra. “A anatomia é uma ciência que está se expandindo muito, principalmente pela modernização dos métodos de ensino e associação com outras ciências. E o Atlas de Anatomia Artística surge como uma dessas ferramentas que ajudam a melhor compreender e fixar os conteúdos”, comenta o professor que, no fim do ano passado, lançou o atlas nos Estados Unidos, onde já foram vendidas mais de 50 unidades da versão impressa.
A publicação tem 164 páginas e traz imagens de peças naturais, dissecadas no próprio laboratório da Anatomia do UNI-RN, associadas às imagens de pintura corporal. A produção do material iniciou em 2010, tendo a importante contribuição dos ex-alunos de Enfermagem (hoje técnicos do laboratório UNI-RN), João Faustino e Diego Filgueira, que desenvolveram suas habilidades de pintura com a orientação do professor André Davim, tendo como resultado a técnica da Anatomia Artística por meio da pintura corporal.
O Atlas já é considerado uma referência no ensino na disciplina de Anatomia, para alunos e profissionais da Saúde.“Tivemos todo o cuidado para que essa representação sobre a pele, mesmo artística, trouxesse com a maior fidedignidade, o interior do corpo humano. Cada músculo e articulação com as mesmas dimensões e localização, por exemplo”, acrescenta Davim. A adaptação para versão mobile, que pode ser utlizada em Iphone e Ipad, foi da Agência Firenzze, facilitando o acesso às informações em qualquer lugar.
VOLTAR