Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
O caro leitor sabia que existem barreiras em nosso organismo que dificultam ou impedem a eficácia de fármacos? Pois é, alguns órgãos no nosso corpo são extremamente protegidos contra substâncias "estranhas" ao organismo, conforme afirma o professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Arnóbio Júnior. É o caso do cérebro e do olho. Além disso, alguns patógenos (agentes biológicos capazes de causar uma doença, como vírus, bactérias, parasitas, entre outros) ficam dentro de células localizadas em certos tecidos praticamente inacessíveis às drogas.
“Estudar o ‘endereço’ destes locais e como superar as dificuldades para as drogas chegarem lá é o nosso novo desafio”, ressalta Arnóbio Júnior, que é um dos palestrantes desta sexta-feira (11), às 8h, do VIII Encontro de Anatomia, promovido pelo UNI-RN, abordando o tema "Barreiras Biológicas: Desafios no Desenvolvimento de Sistemas de Liberação de Fármacos".
O desenvolvimento de novas moléculas, ele frisa, tem sido fundamental para a inovação em saúde há tempos, mas um novo olhar sobre as drogas já conhecidas e sobre os mecanismos das patologias é desejável no sentido de estabelecer novas rotas para superar as eficientes barreiras biológicas. “Este olhar sobre a morfologia e biologia molecular dos tecidos alvos é fundamental na aplicação de novos medicamentos mais eficientes”, explica.
Sobre o palestrante
O professor Arnóbio Antônio da Silva Júnior é graduado em Farmácia, com habilitação em Fármácia Industrial – Medicamentos, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara-UNESP. Atualmente é Professor Adjunto I do Departamento de Farmácia da Universidade Federal de Rio Grande do Norte-UFRN. Atua como pesquisador na área de Farmácia, com ênfase em Tecnologia Farmacêutica.
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")