Base de pesquisa estuda qualidade de vida dos funcionários da FARN
Notícias
Base de pesquisa estuda qualidade de vida dos funcionários da FARN 24.02.2010
Como anda a qualidade de vida dos funcionários e professores da FARN? Para saber a resposta um projeto de extensão desenvolvido pelos cursos de Fisioterapia e Educação Física está percorrendo todos os setores da Instituição para levantar os indicadores de saúde. Esta é a segunda etapa do projeto, que começou em 2009 com as discussões teóricas envolvendo dez estudantes, um deles bolsista da Faculdade.
Neste estágio, os estudantes de Fisioterapia verificam a pressão arterial e os batimentos cardíacos dos colaboradores. A professora do curso, Larissa Bastos, explica que o trabalho é desenvolvido de forma integrada e na próxima etapa os estudantes vão realizar avaliações posturais e respiratória.
“A partir dessas análises, pretendemos encaminhar os avaliados para programas de atividade de física dentro da FARN, de maneira que melhorem a qualidade de vida deles”, explicou a professora. A proposta é inegrar no futuro, todos os demais cursos de saúde da Instituição: Nutrição, Enfermagem e Psicologia.
Entre os pesquisadores estão Fabiana Ferreira e Lídia Coelho, do sétimo período de Fisioterapia. “Dessa forma, aprendo a colocar em prática o que vi em sala de aula”, comentou Fabiana. Ambas já sabem que área querem seguir depois de formadas: reabilitação em neurologia.
A identificação veio com o atendimento de estágio supervisionado nas Clínicas Integradas da FARN.
Há ainda duas outras bases de saúde, sendo uma delas voltada para a obesidade e qualidade do sono de pacientes que tiveram Acidente Vascular Encefálico (AVE). A FARN tem mais de 240 colaboradores atualmente, entre professores e funcionários.