"Bênção ao cadáver" antecede abertura do XI Encontro de Anatomia - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Home
  • Institucional
  • "Bênção ao cadáver" antecede abertura do XI Encontro de Anatomia

Notícias

"Bênção ao cadáver" antecede abertura do XI Encontro de Anatomia
06.04.2017

Na noite desta quinta-feira (06) acontece a abertura do XI Encontro de Anatomia do UNI-RN. Antecedendo a programação de mais uma edição do evento, alunos, professores, coordenadores e o reitor, Daladier Pessoa Cunha Lima, participaram de uma breve cerimonia de “Benção ao cadáver” conduzida pelo padre Bianor. 

O reitor destacou a importância do uso de cadáveres para o estudo da Anatomia Humana. “Esses corpos irão contribuir cientificamente para a evolução dos estudos em todos os cursos da área da saúde”, disse. 

A cerimonia reuniu dezenas de pessoas, inclusive dois professores convidados a ministrar palestras durante o Encontro, sendo eles, Richard Halti (USP) e Valéria Fazan (USP). Estavam presentes, ainda, o professor e coordenador do evento, André Davim, os representantes da Liga Estudantil de Anatomia do UNI-RN, a pró-reitora acadêmica Cristina Menezes e a pró-reitora administrativa Alessandra Oliveira.  

O padre Bianor comandou a cerimônia, que durou cerca de uma hora e foi marcada por orações, leituras bíblicas e reflexões sobre ciência e religião. Formado no curso de Direito da instituição, ele lembra o fato de no Código Penal constar como crime qualquer tipo de violação à cadáveres, mas nesta situação pessoas autorizadas tem o direito de manipulá-los. “A função aqui é a manutenção de vidas”, completa.

O professor Richard Halti também expressou a simbologia da cerimonia. "Essas pessoas são fundamentais às nossas profissões e merecem todo o nosso respeito. É do estudo dos seus corpos e do conhecimento adquirido por meio deles que avançamos no tratamento e cura de muitas doenças", disse.

Após a solenidade, o professor André Davim, convidou a todos para conhecer o mais novo laboratório do departamento de anatomia, o Laboratório de Produtos Naturais e Inflamação (LAPNIN). As pesquisas e experimentos já estão sendo realizadas nas novas instalações. A base de pesquisa é uma parceria com a UFRN, por meio da professora Tereza Neuma. 

GALERIA DE FOTOS 



VOLTAR
Whatsapp

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade Ver opções