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Brasil deve priorizar o professor, dizem especialistas
07.12.2016

A posição ocupada pelo ensino brasileiro no cenário mundial, divulgada na última terça-feira (6) pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês), mostra que o Brasil não tem nada a comemorar. Especialistas afirmam que o baixo desempenho dos estudantes que participaram das provas em 2015 já era esperado, e que os gestores da área precisam ter foco para conseguir uma evolução concreta.

Os dados mostram uma queda de pontuação nas três áreas avaliadas: ciências, leitura e matemática. Entre as medidas mencionadas para melhorar o desempenho dos estudantes, o professor deve receber prioridade, tanto na formação inicial quanto nos cursos de reciclagem e, principalmente, na valorização da carreira docente.

É assim que acontece no UNI-RN! Com professores competentes e motivados, alunos comprometidos e funcionários preparados, o resultado é a qualidade do nosso ensino, reconhecida no país inteiro e marca da instituição. Não à toa, somos o 4º melhor centro universitário do Brasil, num total de 147. No Rio Grande do Norte, o único com IGC 4 pela quarta vez. 

PISA
A prova é coordenada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e foi aplicada no ano de 2015 em 70 países e economias, entre 35 membros da OCDE e 35 parceiros, incluindo o Brasil. Ela acontece a cada três anos e oferece um perfil básico de conhecimentos e habilidades dos estudantes, reúne informações sobre variáveis demográficas e sociais de cada país e oferece indicadores de monitoramento dos sistemas de ensino ao longo dos anos.


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