Notícias
“Café biojurídico” reúne Direito e Anatomia
05.04.2011
Para o Direito, onde começa a vida? E para a ciência? Cerca de 60 alunos do 2º B de Direito da FARN assistiram a uma aula de Direito Civil I diferente, na manhã desta terça-feira, 05. O professor Alan Barros levou a turma para o laboratório de Anatomia, onde puderam discutir com André Davim, professor de Anatomia, diversos aspectos alusivos à pessoa natural, tais como nascimento, vida, morte, eutanásia, células-tronco, anencefalia e interrupção da gravidez, e outros.
O objetivo do encontro, segundo Alan Barros, é construir o conhecimento através do diálogo entre as ciências e entre as disciplinas de uma mesma ciência, uma vez que o profissional de hoje precisa ter competências múltiplas para lidar com as questões complexas.
“Apresentamos essa interrelação do conhecimento jurídico com aqueles que demandam essa compreensão múltipla - no caso da minha aula, com a Biologia”, disse Barros. A aula é relacionada à pessoa e o princípio da dignidade, abordando questões ligadas à ética médica e os avanços tecnológicos que têm permeado o cotidiano do indivíduo. “Cada vez mais o profissional precisa ter a mente aberta a novos conhecimentos, além dos jurídicos, que não respondem mais a todas as questões”.
A discussão abordou de forma interdisciplinar artigos do Código Civil, desde o início da personalidade ao seu fim (nascituro, morte clínica e cerebral), principalmente os Direitos de Personalidade. Essa é a segunda experiência, que teve início em 2010, e segundo Alan Barros, a aceitação dos alunos tem sido positiva. A aula conta como conteúdo e presença porque é relacionada a assuntos vistos em sala. Ao fim da atividade, além da pesquisa de satisfação e opinião dos participantes, será elaborada uma dissertação sobre um dos temas discutidos.
VOLTAR