Câncer de mama: palestra abordou mitos e anomalias
Notícias
Câncer de mama: palestra abordou mitos e anomalias 20.10.2009
Em apoio à campanha mundial de conscientização e combate ao câncer de mama ‘Outubro Rosa’, a FARN promoveu na manhã desta terça-feira, 20 de outubro, uma mesa redonda com o presidente da Sociedade de Mastologia do RN, Eliel de Souza, e a assistente social da Rede Feminina da Liga contra o Câncer, Lindamar Queiroz.
Aberto ao público, o evento teve início às 10h no auditório da Faculdade, e expôs as etapas da doença, além de conscientizar à platéia como fazer o auto-exame, ainda considerado uma das principais formas de se detectar o câncer de forma prematura. “Num futuro próximo, a cura será pela genética. A pessoa saberá se possui algum gene de câncer e poderá já iniciar um tratamento. Teremos, de fato, uma prevenção”, afirmou Eliel.
O presidente da Sociedade de Mastologia do RN abordou ainda os mitos sobre as mamas, muito difundidos na internet como causadores de câncer, caso do desodorante anti-transpirante ou pancadas nos seios. “É tudo uma grande mentira. Não existem estudos que comprovem essas teorias”.
Os palestrantes também alertaram sobre a importância de todas as mulheres com mais de 40 anos fazerem a mamografia periodicamente e, nas pessoas com casos em parentes próximos, recomenda-se o exame a partir dos 35 anos. O diagnóstico precoce possibilita cura em até 95% dos casos.
O evento foi uma realização das alunas do 4º período do curso de Enfermagem da FARN.