Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
O CD “Tonheca Dantas – o Andarilho das Eternas Melodias”, com músicas do compositor potiguar Tonheca Dantas, continua à venda na Biblioteca do UNI-RN, ao preço de R$ 20,00. Toda a renda arrecadada com a venda dos CDs é revertida para o Hospital Infantil Varela Santiago, referência no tratamento de crianças com câncer.
O CD é parte do projeto “Compositores Potiguares”, que tem patrocínio exclusivo do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN). Na seleção das peças musicais, feita pela Filarmônica 11 de Dezembro, da cidade de Carnaúba dos Dantas (RN), constam valsas, dobrados, polca e maxixe.
O destaque, porém, é a valsa Royal Cinema, que projetou o compositor potiguar no cenário mundial, tendo sido, inclusive, tocada pela BBC de Londres durante a Segunda Guerra Mundial, e este ano comemora cem anos.
Sobre Tonheca Dantas
Autor de mais de 1000 peças musicais, entre as quais a valsa Royal Cinema, Antônio Pedro Dantas, mais conhecido como Tonheca Dantas (1871–1940) nasceu em Carnaúba dos Dantas (RN), filho de João José Dantas e da escrava alforriada Vicência Maria do Espírito Santo. Foi músico, compositor e maestro. Despertou seu gosto pela música ainda na infância, aprendendo com seus irmãos que tocavam em uma banda de música de sua cidade.
Tonheca era autodidata e não teve nenhuma formação musical. Ainda assim, foi maestro da Banda de Música da Polícia Militar do Rio Grande do Norte e regente da Banda de Música do Corpo de Bombeiros de Belém do Pará e da Banda de Música da Polícia Militar da Paraíba. Também ensinou música em muitas bandas do interior potiguar e paraibano.
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")