Notícias
Clínica-escola de Nutrição já atende a comunidade
28.03.2007
O curso de Nutrição da Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte abre oficialmente o Ambulatório de Nutrição Clínica para atendimento. As consultas estão sendo realizadas de segunda à quarta-feira, sempre das 14 às 17h, nas salas 01, 02 e 03 do Bloco Netuno. Os alunos acompanham os professores em todos os processos e, a partir do segundo semestre, já estarão habilitados para prestar serviços ao ambulatório.
Por ser um projeto de extensão, a Clínica-Escola dá apoio às disciplinas Fisiopatologia e Dietoterapia I e II e orienta os universitários com as diversas formas de investigação e detecção de problemas de saúde, além de exigir desempenho de acordo com os mais altos padrões de qualidade de atendimento e princípios éticos, humanísticos e bioéticos. “Fazemos rodízio para que todos os alunos tenham a oportunidade de acompanhar o histórico dos pacientes, desde a primeira consulta até os retornos”, explica a coordenadora do projeto, professora Karina Leite.
“O ambulatório é uma experiência excepcional. Aliar teoria e prática proporciona aos estudantes um aprendizado único”, relata Thais Borges, monitora da disciplina. O público das consultas, inicialmente, são os funcionários, alunos e familiares do Complexo de Ensino ED/HC/FARN, devendo se estender às comunidades próximas. “Estamos atendendo 12 pacientes por semana, mas nossa meta é aumentar esse número para cerca de 30, estima a coordenadora do curso, Nila Freire.
Segundo Karina, a reeducação alimentar ainda é o diagnóstico mais comum das consultas. “A maioria das pessoas atendidas quer emagrecer, elas vivem uma rotina muito estressante e acabam não se alimentando corretamente”, avalia a coordenadora, revelando, contudo, que outros casos como pós operatório e constipação intestinal crônica também surgiram.
A central de marcação de consultas atende pelo telefone 4005 2970, das 8 às 12h.
Fonte: Assessoria de Comuncação FARN
VOLTAR