Clínicas homenageiam pacientes com palestras educativas
Notícias
Clínicas homenageiam pacientes com palestras educativas 08.03.2013
Se elas são o sexo frágil, há controvérsias, mas que as mulheres precisam cuidar bem da saúde, não há questionamentos. Por isso, as Clínicas Integradas do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) apostou em uma homenagem às mulheres à altura da data, promovendo nesta sexta-feira (8) palestras educativas com temas direcionados ao sexo feminino. No Dia Internacional da Mulher, pacientes da unidade foram envolvidas em atividades, que ressaltam a importância da prevenção de algumas doenças.
A programação teve início com palestra sobre oesteoporose, uma doença caracterizada pela redução a densidade óssea, deixando os ossos fragilizados, e que afeta principalmente mulheres na pós-menopausa. Atentas, as pacientes tomaram ciência desse mal, que, na maioria dos casos, só é descoberto após a primeira fratura. A palestra foi conduzida pelos alunos do curso de Nutrição.
As mulheres que procuraram o serviço também participaram de dinâmicas e sorteio de brindes, entre chocolates e produtos de beleza. Tudo para elevar a autoestima daquelas que estão em tratamento na unidade.
Na parte educativa, a programação tratou de um assunto grave, o câncer de mama. Esse é tipo de tumor mais comum nas mulheres e, que, a cada ano, mata cerca de 10 mil brasileiras. Daí a importância do diagnóstico precoce, foco da palestra ministrada pela professora do curso de Enfermagem Ilka Pereira Ferreira. Já os estudantes de Fisioterapia realizaram demonstração de como fazer a higienização correta da pele e a forma adequada de passar protetor solar como forma de prevenir o câncer de pele.