Complexo de Ensino ED/HC/UNI-RN diz "não" ao Aedes aegypti - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Home
  • Institucional
  • Complexo de Ensino ED/HC/UNI-RN diz "não" ao Aedes aegypti

Notícias

Complexo de Ensino ED/HC/UNI-RN diz "não" ao Aedes aegypti
26.02.2016

Como parte das ações do segundo Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika Vírus, os alunos do 5º período do curso de Enfermagem do UNI-RN apresentaram mais uma vez a peça teatral "Dengue e febre Chikungunya: aqui não!". Na manhã desta sexta-feira (26) a plateia foi formada por uma média de 300 crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I da Escola Doméstica e do Henrique Castriciano, que, de uma maneira divertida, aprenderam a importância lutar contra esse problema.

A peça tem o objetivo de provocar a discussão diante dessas doenças, além de trazer uma maior visibilidade para as estratégias de prevenção. Ela é toda produzida e encenada por estudantes, sob a orientação da coordenadora do curso de Enfermagem, Rejane Millions, e pela professora Ana Michele. 

VEJA A GALERIA DE FOTOS

A programação está incluída nas atividades do Comitê Estadual das Ações Relativas ao Pacto da Educação Contra o Zika no Rio Grande do Norte, do qual o UNI-RN é integrante. A comissão é composta por instituições públicas e privadas de ensino superior, redes estadual e municipais de educação e saúde, com apoio das forças armadas. As ações desenvolvidas seguem as diretrizes dos ministérios da Educação e da Saúde, que são estabelecidas conforme o Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia.

Ao todo, serão três dias de mobilizações. O primeiro aconteceu na segunda-feira passada (19), na Escola Estadual Francisco Peregrino Júnior, zona Norte de Natal. E, para encerrar, no dia 4 de março serão realizadas ações individuais em todas as instituições que fazem parte da comissão.

Ingresse no UNI-RN com a nota do Enem

Segundo a professora Vania Vaz, coordenadora do Núcleo de Estudos Avançados Transdisciplinares do UNI-RN, a iniciativa é de extrema importância quanto à sensibilização. "Através da educação é possível atingir um grande número de pessoas. Cada criança irá repassar a mensagem para pelo menos quatro pessoas do seu meio familiar e de amizades", comenta.

Os alunos do Complexo de Ensino ED/HC participaram, ainda, de um trabalho de movimentação corporal, através de atividades lúdicas. A proposta foi organizada pelos discentes do curso de Educação Física do UNI-RN, dentro da disciplina "Atividades Rítmicas e Expressivas", ministrada pelo professor Edeilson Matias. 

UNI-NEAT
O UNI-RN, através do projeto de extensão desenvolvido pelo Núcleo de Estudos Avançados Transdisciplinares (UNI-NEAT), desenvolverá ações de caráter transdisciplinar durante todo o ano de 2016. Elas contemplam as três frentes de trabalho previstas no Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia: Mobilização e Combate ao Mosquito; Atendimento às Pessoas; e Desenvolvimento Tecnológico, Educação e Pesquisa.


VOLTAR
Whatsapp

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade Ver opções