Concurso Gastronômico abre XII Feira de Nutrição do UNI-RN - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Home
  • Institucional
  • Concurso Gastronômico abre XII Feira de Nutrição do UNI-RN

Notícias

Concurso Gastronômico abre XII Feira de Nutrição do UNI-RN
18.05.2016

Os quatro grupos participantes do II Concurso Gastronômico do UNI-RN, que integra a programação da XII Feira de Nutrição (FENUT), levaram à risca os estudos baseados no livro "A História da Alimentação no Brasil", do escritor potiguar Câmara Cascudo. As apostas variaram do tradicional jerimum ao brigadeiro de macaxeira, uma mistura de sabores que impressionou os jurados na manhã desta quarta-feira (18). 

A mesa avaliadora foi composta pelo gastrônomo Donizete Lima e pelos nutricionistas Nila Patrícia e Bruno Jonathan. "O tema não é simples. É fruto de uma pesquisa gigante", afirmou Donizete sobre as expectativas diante das produções dos alunos. 

Os pratos foram preparados no Laboratório de Técnica Dietética da instituição, onde uma cozinha industrial toda equipada está à disposição dos estudantes. 

A dupla Bruno Ribeiro e Nayara Araújo, representante do 5º período, apresentou a proposta de um escondidinho de jerimum com carne seca. Para eles, o diferencial do prato foi a utilização da casca e semente do jerimum. "Agrega mais nutrientes e desenvolve o sabor do alimento", explicou Nayara. 

VEJA A GALERIA DE FOTOS

O tradicional café com cuscuz foi retratado por Cléia Loyola e Thiago José, do 3º período. Nesse caso, os alimentos usados foram orgânicos: o milho foi cultivado e colhido em Jucurutu, e passou por um processo artesanal – uso do moinho – até chegar à forma do fubá. "O cuscuz é um alimento completo em termos nutricionais, além de ser um produto acessível a todas as classes", comentou Thiago.

Aliando dois elementos que carregam a tradição nordestina, a aluna do 5° período Suélia Cabral desenvolveu uma crepioca de camarão. "A crepioca está na moda e somos potiguares, comedores de camarão. Então escolhi esses ingredientes por serem saudáveis e tipicamente regionais", disse. Além disso, ela usou o coentro e seu talo como forma de concentrar nutrientes no prato. 

Por último, o esperado brigadeiro de macaxeira. As alunas Micheline Camargo e Thaís Azevedo transformaram o doce normalmente calórico em uma opção saudável. Para crianças diabéticas, por exemplo. "Nossa receita se encaixou bem no eixo principal do concurso, pois é um alimento nutritivo feito com materiais de baixo custo", argumentam.

Os jurados degustaram todos os pratos, fizeram seus questionamentos e sugestões, mas o resultado final só será divulgado nesta quinta-feira (19), no segundo e último dia da XII FENUT.


VOLTAR
Whatsapp

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade Ver opções