Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
Um evento como o Congresso Brasileiro de Anatomia - o maior sobre o tema no país e realizado apenas bianualmente - merece uma abertura à altura. Se acontece pela primeira vez na cidade, então, nem se fala. E a 27ª edição, sediada por Natal, no UNI-RN, até o próximo sábado (23), teve. O Teatro Richuelo ficou lotado para a solenidade, que ocorreu na quarta-feira (20) e contou com a conferência magna "Pincéis como ferramenta para o ensino da Anatomia: pensando como artista, pintando como médico", do professor Carlos Machado, ilustrador médico do Atlas de Anatomia Humana Netter, o mais vendido no mundo.
O presidente do Congresso, professor André Davim, coordenador de Anatomia do UNI-RN, definiu como "histórica" a realização do encontro na capital potiguar e no Centro Universitário do Rio Grande do Norte. Em sua fala, ele se disse apaixonado pela Anatomia, destacou os quatro anos de preparação e se emocionou ao citar a docência.
"Foram anos de muito trabalho e dedicação, para que tudo saísse como planejamos. Agradeço aos alunos, colegas professores e funcionários do UNI-RN pelo empenho. Hoje, me sinto realizado. Cumprimos nossa missão e honramos a Anatomia. Vocês, estudantes, são a razão da nossa existência enquanto profissionais e têm a responsabilidade de passar esse conhecimento adiante", disse.
O reitor do UNI-RN, Daladier Pessoa Cunha Lima, ainda foi homenageado pela Sociedade Brasileira de Anatomia por sua contribuição ao estudo da ciência. Renomados anatomistas de várias regiões do país também foram lembrados pela SBA.
O ponto alto da noite, porém, foi a palestra do Dr. Carlos Alberto Guimarães Machado, que contou sua história, desde a infância em Teresópolis-RJ até alcançar o status de melhor ilustrador médico da atualidade.
"Nunca estudei arte, mas sempre fui apaixonado por ela. Meu primeiro desenho foi aos quatro anos. Depois, passei a responder questões de provas com ilustrações... Um certo dia, após a morte do Dr. Frank Netter, me inscreveram no concurso que escolheria o seu sucessor. E acabei vencendo. Hoje, sou reconhecido pelo meu trabalho", declarou.
O presidente da Liga de Ensino do Rio Grande do Norte, Manoel de Brito, a pró-reitora acadêmica do UNI-RN, Cristina Menezes, coordenadores de curso, professores e funcionários da instituição também prestigiaram a cerimônia de abertura do #CBAnatomia2016.
Lição
"A Anatomia é o pilar principal da formação de qualquer curso na área da Saúde. Ainda não me considero um anatomista, mas admiro aqueles que são. Posso até me tornar um no futuro", brincou Carlos Machado.
O ensino da Anatomia Humana, sob a coordenação e orientação do professor André Davim, com apoio de seus auxiliares Diego Filgueira e João Faustino, está presente em todos os cursos da área da Saúde do UNI-RN: Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia.
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")