Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
O primeiro dia de simulações da UniSim-RN, realizado na quinta-feira (19), foi de debates nos três fóruns do evento. Em meio ao grande marco político celebrado hoje em Mali, onde Ibrahima Boubacar Keita tomou posse como presidente em uma grande cerimônia em Bamaco, as delegações do Conselho de Direitos Humanos da UNISIM-RN discutiram as dificuldades e possíveis soluções para a retirada do país da crise política e social.
Pela manhã, foram feitas as apresentações das delegações presentes e a adaptação dos delegados ao tema, levando a diversas discussões iniciais sobre a intervenção da França, cooperação internacional, ética religiosa e política, financiamento, atuação de órgãos internacionais e a criação de campos de refugiados.
No decorrer da tarde, o debate tornou-se mais fluido graças aos documentos provisórios, redigidos pelo comitê, que não puderam ser discutidos plenamente devido à complexidade do tema e do tempo, mas serão revistos nas próximas sessão de debates. Os delegados esperam que os assuntos sejam discutidos com mais profundidade.
Já o Fórum Executivo de Governadores do Brasil foi palco de acalorados debates no que diz respeito à partilha dos royalties oriundos da exploração do Pré-Sal. Entrou em debate a possibilidade de modificação dos contratos já firmados entre os Estados onde estão localizadas as jazidas de Pré-Sal e as Empresas licenciadas. Ainda foi inclusa na pauta a temática concernente à necessidade do cuidado com o meio ambiente e uma exploração sustentável. Os delegados estão esperançosos que na próxima reunião existam avanços e decisões mais firmes.
No comitê do PNUMA, os debates se mostraram muito infrutíferos logo no começo, tendo em vista os constantes ataques entre nações, em especial entre E.U.A. e Índia, havendo, inclusive, troca de acusações entre os E.U.A e o Greenpeace. Num segundo momento, a sessão seguiu com bons debates, culminando na criação do primeiro documento provisório, que propunha para os comitês dotados do aparato jurídico necessário, a criação do "Fundo Multilateral para o Desenvolvimento Sustentável dos Países Subdesenvolvidos" (FMDSPS), do qual o Reino Unido, Japão, China e Alemanha, propuseram-se a ser credores.
Os debates seguintes tomaram como foco o primeiro tópico da agenda proposta: matrizes energéticas renováveis. Os debates na sessão da tarde fluíram de forma que no final do dia foi elucidado o primeiro tópico da agenda.
Nesta sexta-feira (20), os debates seguirão de acordo com a agenda proposta, sendo a agricultura o próximo tema a ser debatido, englobando agroexportação, transgênicos e protecionismo.
Confira a galeria de fotos do 1º dia de simulação e da abertura da UniSim-RN: http://www.unirn.edu.br/2013/veralbum.php?id=388
Fonte: Comitê de Imprensa da UniSim-RN.
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")