Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
O curso de Nutrição do UNI-RN abre mais uma oportunidade a alunos e professores, de quaisquer áreas afins, interessados em discutir temas atuais e relevantes para o aprendizado da profissão. O Grupo de Estudos Obesidade, proposto pela professora Kétsia Medeiros, teve seu primeiro encontro na última quinta-feira (31), onde foram debatidos estudos científicos da literatura nutricional.
O objetivo principal do projeto é atualizar alunos e profissionais de saúde sobre o tema Obesidade, através da leitura, apresentação e debate de estudos científicos recentes. "A proposta é resgatar o sentido original do seminário acadêmico, que é de discutir e semear ideias, com aprendizagem ativa e colaboração recíproca", afirma a professor Kétsia.
Tendo como temática principal a obesidade, a professora explica o motivo dessa escolha. “A doença já representa um problema de Saúde Pública mundial, tendo sua prevalência amplificada nos últimos anos, além de ser fator de risco para diversas outras doenças, o que aumenta a morbidade e mortalidade da população obesa”, disse. Ela completa falando sobre a complexidade da doença que ainda necessita de estudos mais aprofundados envolvendo todas as áreas do conhecimento.
Os encontros serão semanais e a cada dia um estudo científico, já publicado na literatura pertinente, é apresentado por um componente, e outros dois terão a função de debatedores, com informações adicionais sobre o tema. Todos discutem, questionam e acrescentam cada um do seu lugar de conhecimento.
Década da Nutrição
Na última sexta-feira (1°) a Assembleia Geral das Nações Unidas definiu o período que vai de 2016 a 2025 como a Década de Ação da ONU para Nutrição. Segundo a FAO (a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), 1,9 bilhão de pessoas estão acima do peso, e 600 milhões destas são obesas. Além disso, a incidência de pessoas com sobrepeso está aumentando em quase todos os países. No Brasil o excesso de peso já atinge quase 20% da população, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados em 2015.
O documento pede a FAO e à Organização Mundial da Saúde (OMS), que liderem a implementação da Década de Ação para Nutrição, que também alerta para o enorme contingente de pessoas cronicamente subnutridas ou com deficiência de nutrientes. Também faz um convite à participação ativa de governos nacionais, sociedade civil, setor privado e instituições acadêmicas, entre outros.
No UNI-RN, o curso de Nutrição é coordenado pela professora e nutricionista Carina Leite, mestre em Bioquímica pela UFRN e especialista em Bioquímica dos Alimentos pela mesma instituição.
Saiba mais sobre o curso AQUI!
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")