Serviço Social capricha na comemoração ao Dia da Consciência Negra - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Home
  • Institucional
  • Serviço Social capricha na comemoração ao Dia da Consciência Negra

Notícias

Serviço Social capricha na comemoração ao Dia da Consciência Negra
25.11.2016

O Centro de Convivência Nelson Mandela ganhou ornamentação alusiva ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.  Na noite dessa quinta-feira (24), alunos e professores do curso de Serviço Social do UNI-RN capricharam na decoração e organização do evento "Compartilhando Saberes: a Instrumentalidade na Vivência do Serviço Social", que incluiu na programação uma mostra em alusão ao Dia da Consciência Negra.

Alunos e professores caracterizaram-se, usando peças da indumentária de países africanos. Tecidos legítimos da Guiné-Bissau, país localizado na costa ocidental de África, foram expostos durante o evento. Também houve exposição de peças e acessórios da cultura africana, além de pratos da culinária daquele país que, assim como os indígenas e os europeus, acabaram por influenciar a culinária brasileira no processo da miscigenação no Brasil.

O reitor do UNI-RN, professor Daladier Pessoa Cunha Lima, prestigiou o evento e ficou “impressionado” com a organização e o capricho dos alunos professores. 

Clique aqui para as fotos! 

Para falar sobre o papel profissional do assistente social na prática diária foram convidadas as assistentes sociais Dianna Karla Lima de Oliveira (do Programa Educação em Saúde SESC-RN), Fernanda Rodrigues Araújo (do CRAS Paço da Pátria, Natal-RN), Janaína Dantas Sales (do Instituto Maria Auxiliadora) e Luana Maia de Souza (da empresa Vicunha Têxtil).

Encerrando a mostra, a aluna Yasmin Jamyli, do 4º período do curso, interpretou um cordel, de autoria do poeta cearense Bráulio Bessa, que começa perguntando: “Afinal, qual é a cor dessa tal consciência?” E finaliza pedindo:

“Não deixe que o preconceito

 escravize a sua mente.

Afinal, somos iguais,

mesmo sendo diferentes.

E não é contradição.

É pura convicção

num conceito de igualdade,

baseado no amor

que não divide por cor

ninguém, na humanidade.”

 A data

O Dia Nacional da Consciência Negra foi criado em 2003 como uma proposta de reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, último líder do Quilombo dos Palmares, o maior quilombo do período colonial. 

 


VOLTAR
Whatsapp

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade Ver opções