Notícias
Curso em transplantes de órgãos capacita estudantes da saúde
27.09.2011
O primeiro curso de capacitação em transplantes de órgãos e tecidos, realizado nesta segunda feira, 26, reuniu diversos especialistas e estudantes da Saúde com o intuito de esclarecer pontos cruciais na atuação de transplante de órgãos. Na abertura do evento o diretor-geral da FARN, Daladier Cunha Lima, ressaltou a importância da doação de órgãos e da conscientização das pessoas em disponibilizarem os seus órgãos em vida, assinando a autorização ou comunicando aos familiares. “Fui o primeiro a assinar a doação de córneas no Rio Grande do Norte”, disse.
O evento recebeu uma equipe multidisciplinar na área do transplantes, incluindo o Nefrologista e Coordenador do CNCDO (Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos), Dr. Rodrigo de Vilar e Furtado, que palestrou sobre o diagnóstico de morte encefálica. Furtado alertou que mesmo o RN sendo o terceiro estado em captação de órgãos do país e o primeiro do Nordeste, ficando atrás apenas de SP e SC, ainda há muito a melhorar. “O RN ainda é considerado um Estado pequeno e com muitas dificuldades na parte estrutural e tecnológica”.
Ele esclareceu as duvidas para dar segurança ao ato medico que os espectadores irão consolidar. “O importante é não desistir diante das dificuldades, o RN chegou ao 3º lugar com muita dedicação e comprometimento, fundamental para o sucesso em todas as áreas profissionais”, ressaltou. Para a enfermeira Rita Almeida, é de vital importância um curso com este assunto, porque alerta para situações delicadas como a participação da família nos procedimentos de doação. “É muito difícil para a família aceitar que o seu ente querido esteja morto, mesmo tendo apenas coração batendo, geralmente acham que o paciente ainda pode acordar de um diagnóstico de morte cerebral. Isso dificulta o procedimento de transplante, é preciso saber lidar com esses casos com muito respeito e cuidado”, disse.
Para a estudante de enfermagem da FARN, Rafaela Zumba, esse curso é mais uma possibilidade para a sua carreira: “Pretendo trabalhar com crianças, e conhecer a vertente do transplante me permite conceber que pode ser uma boa opção para mim”. A programação do Curso de Capacitação em Transplantes de Órgãos e Tecidos aconteceu nos períodos da manhã e tarde, e a programação teve, ainda, as palestras: “O papel do profissional na manutenção do Potencial doador e na retirada multiorgânica”, com a Enfermeira Lourdens Miranda, “A doação de órgãos e seus aspectos éticos e legais” com Enfermeira Patrícia Suerda, “Captação e transplante de córneas” ministrado pela médica oftalmologista Romeica Cunha Lima Rosado e “Doação de Medula óssea” com representantes do Hermocentro.
VOLTAR