Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
Na próxima quarta-feira (23), no período da manhã, acontece no Centro de Convivência Nelson Mandela a ação "Deficiência física: uma abordagem arquitetônica, fisioterapêutica e esportiva". Como o título já diz, essa é uma atividade interdisciplinar entre os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Educação Física e Fisioterapia do UNI-RN que aliando os conhecimentos das três áreas buscam propor melhorias de vida a pessoas portadoras de deficiência. Na ocasião os alunos irão montar um quarto mobiliado e apresentar as possíveis adaptações para diversas patologias.
Os alunos estarão divididos em grupos apresentando painéis com as adaptações estudadas para cada tipo de patologia, desde tetraplegia alta a obesidade. O quarto demonstrado será sem acessibilidade, mas a medida que os alunos forem explanando suas pesquisas os visitantes poderão entender como e porque da necessidade de adaptar ambientes.
O projeto tem como objetivo principal envolver as várias áreas do conhecimento sob uma abordagem transdisciplinar, pensando em conjunto melhorias nos aspectos comportamental, ambiental e de reabilitação. "Além de demonstrar a adequação em um ambiente a diferentes patologias que causam limitações motoras, explicitar suas formas de tratamento e as possibilidades de capacitação física desses indivíduos", completa a professora Camila Furukava.
Além da exposição dos painéis, a ação de extensão contará com palestras para expor cada uma das intervenções, com vivências no ambiente por pessoas com deficiência e demonstração de práticas paradesportivas.
Os professores a frente do projeto são: Giovani Pacheco (Arquitetura e Urbanismo); Carla Ismirna (Fisioterapia); Marília Rodrigues (Educação Física).
O projeto tem o apoio do Núcleo de Inclusão do UNI-RN, coordenado pela professora Marília Rodrigues.
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")