Notícias
Desenrolando a Língua
21.09.2006
O estilo leve, descontraído e didático, aplicado a exemplos práticos e capazes de propiciar fácil memorização do uso correto da língua portuguesa, faz do livro “Desenrolando a Língua Portuguesa” um instrumento muito útil no processo ensino-aprendizagem de comunicação e expressão. O texto é divertido e leva ao aprendizado da gramática, isento do peso das regras arduamente decoradas. O livro representa opção de formas mais atrativas de esclarecimentos de dúvidas no domínio da língua padrão, sem as canseiras próprias da leitura dos compêndios especializados.
As novas tecnologias favorecem as comunicações. As cartas, geralmente enviadas pelo correio, algumas até transformadas em livros pelo primor de redação e pelo valor literário dos missivistas, têm sido substituídas por mensagens eletrônicas, instantâneas e de baixo custo. A Internet aproxima continentes e pessoas; o tempo e o espaço têm significados e relações diferentes, próprios da revolução científica que envolve e domina a humanidade nos dias atuais. Equivocadamente, há quem pense que essa nova realidade justifica os descuidos e deslizes cometidos principalmente na comunicação escrita pela Internet. Isto é inaceitável, e cada vez mais há de se incentivar o aperfeiçoamento da linguagem escrita e falada, em qualquer situação, por meio do uso o mais correto possível do idioma oficial do Brasil – o Português – símbolo maior da nossa cultura e da unidade nacional, além de “elo fraterno da lusofonia”.
Palavras transmitem idéias que se originam na mente humana. As palavras se agrupam em frases, orações e textos, da mesma forma que as pessoas se reúnem em famílias, grupos sociais e povos. Sejam as palavras, sejam as pessoas, há necessidade de regras que garantam a harmoniosa convivência entre os participantes. Pode-se dizer que a gramática é para as palavras o que a Constituição e as leis são para a sociedade. Assim, é imprescindível a aplicação das normas gramaticais para que haja harmonia na comunicação pela linguagem falada e escrita, a fim de garantir a beleza da criatividade do pensamento. O grande mérito deste livro do Prof. João Maria está na valorização da norma culta, passada para o leitor de maneira agradável, lúdica e prazerosa. Todos os tópicos abordados são de grande utilidade e a leitura flui naturalmente. Ao término de item comentado vem a curiosidade para se ler o próximo. Alguns são verdadeiramente primorosos, como é o caso de “Fuja do lugar comum”, no qual o autor revela refinado bom-humor, poder criativo e sensibilidade didática: “Para abrir com chave de ouro este texto e evitar uma amarga decepção, é melhor acertar os ponteiros, pois quem está a fim de agradar a gregos e troianos tem de atingir em cheio o objetivo e aceitar as críticas construtivas”, e continua a seqüência de clichês que desgastam e desvalorizam o texto.
Este trabalho do Prof. João Maria de Lima é uma contribuição importante para o processo ensino-aprendizagem da língua portuguesa nos diversos níveis educacionais, bem assim, para quantos estão atentos em sempre aprimorar a comunicação e a expressão do pensamento, especialmente por meio da palavra escrita.
* Prefácio escrito para o livro “Desenrolando a Língua Portuguesa”, do Prof. João Maria de Lima (ED-HC-FARN), a ser publicado brevemente.
VOLTAR