Direito: UNI-RN firma convênio com universidades de Portugal - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Home
  • Institucional
  • Direito: UNI-RN firma convênio com universidades de Portugal

Notícias

Direito: UNI-RN firma convênio com universidades de Portugal
05.08.2013

A internacionalização do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) já é realidade. Além de convênios já existentes na área da saúde, agora é a vez do Direito. Nos meses de junho e julho, a instituição firmou convênio com as universidades de Lisboa e de Coimbra, ambas em Portugal. A parceria permitirá que professores e alunos do curso de Direito participem de intercâmbios e troquem experiências nas universidades.
O UNI-RN filiou-se a duas importantes instituições da rede internacional de ensino, permitindo sua internacionalização: FORGES (Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa) e AULP (Associação das Universidades de Língua Portuguesa), o que vai possibilitar a elaboração de projetos acadêmicos em conjunto com universidades brasileiras e de outros países.
A oportunidade para os alunos está na Universidade de Lisboa, onde os estudantes poderão cursar um semestre do curso de Direito, na chamada graduação sanduíche, realizando parte do seu curso no Brasil e parte em Portugal; fazer pós-graduação completa ou a pós-graduação sanduíche. Na Universidade de Coimbra, uma das mais tradicionais da Europa, professores poderão fazer pós-graduações completa ou doutorado sanduíche.
“O UNI-RN aliou-se à preocupação quanto à internacionalização do ensino superior. Através do intercâmbio com Portugal, os alunos têm a possibilidade de conhecer outros professores, de ampliar sua formação e de agregar uma visão ampla do Ensino Superior, além da troca de conhecimento e de cultura”, explica a professora Vânia Gico, docente do curso de Direito do UNI-RN e coordenadora dos convênios internacionais das universidades luso-afro-brasileiras. De acordo com a coordenadora, o convênio com Coimbra, através do Centro de Estudos Sociais (CES), foi firmado desde 2006, na ocasião em que o professor Boaventura de Sousa Santos, diretor do CES, visitou a FARN. Em 2013, a parceria foi renovada por tempo indeterminado.
Portugal, inclusive, é um dos países que abriga maior número de estudantes brasileiros em suas universidades. Para o intercâmbio na capital Lisboa, podem participar alunos do curso de Direito a partir do 4º período, que não tenham reprovação e de preferência com conhecimento da língua inglesa. As vagas serão abertas no 1º semestre de cada ano letivo e as informações ficarão disponíveis, em breve, no site www.unirn.edu.br.
Ainda segundo a professora Vânia Gico, até o final de 2013, o UNI-RN firmará convênio também com a Universidade de Cabo Verde, na África, consolidando ainda mais a parceria com países de língua portuguesa.
Oportunidades internacionais
Além da possibilidade oferecida aos estudantes de Direito, o UNI-RN caminha para internacionalização em outras áreas, através do programa “Ciência Sem Fronteiras” e de projetos de intercâmbio como o coordenado pelo professor André Davim, permitindo que alunos da área da saúde conheçam a estrutura do San Antonio College, nos Estados Unidos. Através dos convênios e parcerias visando à mobilidade dos estudantes, o aluno UNI-RN tem acesso a ampliar sua visão cultural e de conhecimento, enriquecer sua formação acadêmica e tornar-se um cidadão do mundo.

VOLTAR
Whatsapp

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade Ver opções