Doença de Cronh é discutida pela área da Saúde na Farn - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Home
  • Institucional
  • Doença de Cronh é discutida pela área da Saúde na Farn

Notícias

Doença de Cronh é discutida pela área da Saúde na Farn
08.02.2011

A FARN sedia nesta quarta-feira (09), a partir das 17h, na sala de Videoconferência da faculdade, o II Encontro da Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Cronh (ABCD) – Regional Natal. O objetivo do encontro é apresentar as ações e propostas desenvolvidas pela Associação para este ano, bem como apresentar à população o atendimento das Clínicas Integradas da FARN, voltado aos pacientes portadores de doenças inflamatórias intestinais.

O evento terá a participação dos médicos gastroenterologistas, Dr.Paulo Matos e Dr. Marcos Zerôncio, representantes da ABCD Regional Natal, bem como, portadores dessas patologias, familiares e amigos, além dos acadêmicos da área da Saúde. O encontro também será aberto ao público em geral. A ABCD Regional Natal foi implantada na cidade em junho de 2010, ocasião em que a FARN firmou convênio com a Instituiçã.

Doença de Cronh
A doença de Crohn é uma doença inflamatória séria do trato gastrointestinal. Ela afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal. A doença de Crohn habitualmente causa diarréia, cólica abdominal, frequentemente febre e, às vezes, sangramento retal. Também pode ocorrer perda de apetite e perda de peso subsequente. Os sintomas podem variar de leve a grave, mas em geral, as pessoas com doença de Crohn podem ter vidas ativas e produtivas.

A doença de Crohn é crônica. A causa é desconhecida. Os medicamentos disponíveis atualmente reduzem a inflamação e habitualmente controlam os sintomas, mas não curam a doença. Como a doença de Crohn se comporta como a colite ulcerativa, as duas doenças são agrupadas na categoria de doenças inflamatórias intestinais (DII). Diferentemente da doença de Crohn, em que todas as camadas estão envolvidas e na qual pode haver segmentos de intestino saudável normal entre os segmentos do intestino doente, a colite ulcerativa afeta apenas a camada mais superficial (mucosa) do cólon de modo contínuo.

Dependendo da região afetada, a doença de Crohn pode ser chamada de ileite, enterite regional ou colit, etc. O termo doença de Crohn pode ser usado para identificar a doença, qualquer que seja a região do corpo afetada (íleo, cólon, reto, ânus, estômago, duodeno, etc.). Ela é chamada doença de Crohn, porque Burril B. Crohn foi o primeiro nome de um artigo de três autores, publicado em 1932, que descreveu a doença e significou um marco.

Serviço

II Encontro ABCD Regional Natal

Data: 09/02/2011

Horário: 17h
Local: Sala de Videoconferência da FARN

VOLTAR
Whatsapp

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade Ver opções