Dr. Bactéria abre Jornada de Saúde e revela mundo invisível
02.06.2008
Desmistificar o mundo das bactérias, fungos e vírus de forma simples e lúdica, alertando as pessoas para o valor da correta manipulação de alimentos. Esse foi o tom da palestra que o biomédico Roberto Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria, ministrou na noite da última quinta-feira, 29 de maio, no Praia Mar Hotel, durante a solenidade de abertura da II Jornada de Saúde da FARN. O especialista em saúde pública ressaltou que o manipulador é o grande responsável pela contaminação do alimento e que hábitos simples podem evitar até 85% dos casos de diarréia e vômitos.
\"Cerca de 1,5 bilhão de crianças menores de cinco anos apresentam casos de diarréia por ano, com 3 milhões de casos de mortes\", afirmou Dr. Bactéria, explicando que a maioria dos casos os responsáveis são os pais, que dão a seus filhos alimentos infectados com saliva, coliformes fecais e salmonella. \"Muitos mitos passam de geração para geração sem nenhum fundamento científico como, por exemplo, não colocar alimentos quentes na geladeira\", revela Dr. Bactéria, que também ministra cursos de boas práticas para fabricantes de eletrodomésticos e produtos de limpeza, restaurantes, cursos de gastronomia, entre outros. \"Eu faço análises dos produtos, vejo se a combinação não provoca alergias; mostro também a melhor forma de expor os alimentos. A maioria das empresas atesta o que eu recomendo\".
E o público presente na palestra também. Com expressões de surpresa, estudantes, professores e jornalistas interagiram com o biomédico e se comprometeram a mudar hábitos como soprar vela em bolo de aniversário, guardar frutas e legumes pela metade e não por alimentos na geladeira em recipientes tampados. \"Quando se fala em seres vivos, nunca podemos ter certeza de tudo, mas se as pessoas adotarem pequenas mudanças nos hábitos domésticos, as filas nos hospitais irão diminuir bastante\", admitiu Dr. Bactéria, revelando que está produzindo uma peça de teatro voltada para crianças e adolescentes e que será encenada em shoppings centers. \"Não iremos falar só sobre lavar a mão, tomar banho e cortar a unha. Vamos falar também sobre tatuagem, piercing, espinhas\".
O evento prossegue hoje com mesas-redondas e palestras. Vigilância ambiental, a inter-relação pessoa-ambiente e ações preventivas de saúde são os temas debatidos. Amanhã, o evento continua na FARN, onde serão realizados os minicursos, que abrangem desde psicologia ambiental, imunonutrição e escola de postura até segurança nos laboratórios e atividades, nutrição, hábitos comportamentais e doenças ocupacionais em pessoas com câncer.
Veja as fotos:
Palestra de Dr. Bactéria na Jornada de Saúde 2008
Palestras e minicursos da Jornada de Saúde 2008
Confira o ranking das dúvidas mais freqüentes
1 - O MICROONDAS PODE DEIXAR RESÍDUOS NOS ALIMENTOS ?
O microondas possibilita uma agitação das moléculas de água. Esta agitação gera atrito e calor. Desligando o microondas, as moléculas de água param, não ficando resíduo.
2 - LATINHAS DE REFRIGERANTE E CERVEJA PODEM CAUSAR A LEPTOSPIROSE ?
Teoricamente sim. A urina do rato tem de ser fresca, para o Leptospira sobreviver. No contato com a boca tem de existir um corte na gengiva, além disto, está na dependência da resistência da pessoa.
3 - COMO PREPARAR UM CHURRASCO SEM RISCOS?
Descongelar na geladeira. Retirar as carnes aos poucos da refrigeração. Utilizar placas de corte de plástico, uma para carnes cruas, outra para carnes assadas. Assar totalmente frangos, suínos e derivados.
4 - POR QUE NÃO DEVEMOS COLOCAR OS OVOS NA PORTA DA GELADEIRA?
Os ovos são perecíveis. O local da geladeira que mais sofre variações de temperatura é na porta (devido ao abre e fecha). Os ovos não podem sofrer trepidação, que ocorre na porta. Não coloque alimentos perecíveis na porta. O problema é a Salmonella.
5 - POR QUE NÃO DEVEMOS DAR MEL PARA CRIANÇAS MENORES DE 1 ANO ?
Menores de 1 ano não possuem uma flora bacteriana intestinal protetora contra patogênicas. O mel pode conter esta bactéria. 5% do Botulismo infantil é ocasionado pelo mel. Os maiores de 1 ano já possuem esta flora, não há riscos.
6 - COMO HIGIENIZAR AS CAIXAS DE ÁGUA ?
Jatear água nas paredes, teto e piso, esgotando via balde (nunca pelo encanamento), pulverizar solução de cloro (200 mg/l), instalar um forro plástico, instalar um plástico na tampa da caixa, lacrar. Repetir a cada 6 meses.
7 - QUAL A TÉCNICA CORRETA PARA LAVAR AS MÃOS ?
Utilizar água morna + sabonete (de preferência inodoro e líquido, com ação antisséptica), enxugar em papel toalha. Utilizar lixo com abertura por pedal.
8 - O QUE FAZER PARA EVITAR O BOTULISMO NO PALMITO ?
O palmito pode conter esporos de Clostridium botulinum. Quando em condições boas, tipo em latas, podem produzir toxinas (veneno) ocasionando o Botulismo. Este veneno não resiste a temperaturas altas. A fervura elimina o perigo.
9 - COMO HIGIENIZAR HORTALIÇAS ?
\"Coloque na geladeira logo após a compra (1 a 2 horas). Retire, separe as folhas ruins. Lave, folha a folha, em água corrente. Imergir em solução de cloro (1 colher de sopa de água sanitária por 1 litro de água) por 10 minutos. Servir.\"
10 - QUAIS SÃO OS GRUPOS DE RISCO MAIS POTENCIAIS PARA PEGAR DOENÇAS VEICULADAS POR ALIMENTOS?
Crianças menores de 5 anos, idosos maiores de 60, mulheres grávidas e imunodeprimidos (pessoas com câncer, AIDS, transplantados, pós operatório, etc) , não devem comer alimentos crus ou semicrus. Para outras pessoas o risco é baixo, mas existe.
11 - POR QUE NÃO DEVEMOS TAMPAR ALIMENTOS NA GELADEIRA?
A geladeira é uma fábrica de vento gelado. Você precisa dar condição para que este vento entre em contato com o alimento e roube o calor dele. Após 1 a 2 horas, este vento já teve ação, pode fechar ou tampar.
12 - PODEMOS RECONGELAR OS ALIMENTOS?
Sendo o descongelamento efetuado sob refrigeração, poderá recongelar, no entanto, quando descongelar novamente, deverá se feito também na geladeira e consumir imediatamente.
13 - QUAIS SÃO OS GRUPOS DE MICRORGANISMOS QUE EXISTEM?
Existem 3 grupos de microrganismos, úteis (iogurte, vinagre, pinga), deteriorantes (reciclagem na natureza) e os patogênicos (que causam enfermidades). Os dois primeiro são importantes para a manutenção da vida.
14 - ESPONJAS REPRESENTAM UMA FONTE DE CONTAMINAÇÃO NA COZINHA?
Realmente a esponja é um foco de contaminação. Após cada utilização, lavar com água e sabão, espremer bem, e deixar em lugar seco, nunca sobre o sabão. Trocar sempre que começar a sair fragmentos.