Notícias
Drogas é tema de palestra na Semana de Enfermagem
14.05.2013
Um levantamento do Programa Educacional de Resistências às Drogas (Proerd) junto a 500 escolas de Natal, tanto públicas quanto privadas, revela que a maconha e loló são as drogas ilícitas mais consumidas entre adolescentes da faixa etária dos 14 aos 17 anos. No caso dos alunos com idade entre 17 anos e 22, o dado é ainda mais grave. A droga mais usada é o ecstasy, que é sintética e produzida em laboratório. As informações foram apresentadas nesta terça-feira (14), durante a 8ª Semana de Enfermagem do UNI-RN.
A tenente coronel Margarida Brandão, que coordena o programa, proferiu a palestra ‘Uso de Drogas e o Programa de Resistência às Drogas’. Segundo a coordenadora, no caso da droga sintética, o consumo é maior nos estabelecimentos privados, que composto normalmente por alunos de alto poder aquisitivo. Atualmente, 210 profissionais atuam no Proerd com ações preventivas e os resultados são positivos. “Percebemos que há uma mudança por parte dos adolescentes que passam a cobrar dos familiares uma postura diferente, como não fumar e não beber, por que faz mal à saúde. Essa conscientização por parte dos jovens e o diálogo com a família são alguns dos pontos positivos alcançados pelo programa”, diz Margarida Brandão, divulgando o telefone para denúncias – 3232-2396.
Além da palestra, a programação da Semana de Enfermagem do UNI-RN prossegue com diversas atividades até a próxima sexta-feira (17). Cerca de 300 acadêmicos participam do evento. “Estruturamos uma programação que visa integrar estudantes de todos os períodos e apresentar novos conhecimentos no campo da enfermagem”, diz uma das coordenadoras da Semana, a professora Hérica Felismino. Segundo ela, por dia, é abordada uma temática, como drogas, história da enfermagem, terapias alternativas e políticas públicas de saúde. A ideia é repassar aos alunos do curso a noção de que a enfermagem atua com prevenção e promoção à saúde.
Na programação, estão previstas apresentações de trabalhos de várias disciplinas do curso, como é o caso de Enfermagem na Saúde Coletiva - abordando as principais políticas de saúde na atenção básica - História da Enfermagem e Bioestatística e Nutrição e Dietética, que trata da qualidade de vida e nutrição. Na parte prática, serão realizadas atividades, como aulas práticas de Tai Chi Chuan e práticas de primeiros socorros em casos de parada cardiorrespiratória, estados convulsionais e hemorragias.
Confira abaixo a programação
Quarta-feira - 15/05/13
8h – “Atuação do Enfermeiro na Urgência e Emergência”- Palestrante: Enfª Camilla Leite - Ex-aluna UNI-RN. Auditórios I e II Terra III.
9h – “Autoexame da mama: aprendendo a cuidar do seu corpo” – Palestrante: Enfª. Esp. Ilka Soares/UNI-RN. Auditórios I e II Terra III.
10h – Prática autoexame das mamas – Clínica Escola de Enfermagem.
10:30h – Apresentação de trabalhos das Disciplinas Bioestatística e Nutrição e Dietética sobre: “Qualidade de vida e nutrição”, no Átrio.
Quinta-feira - 16/05/13
8h – “Os benefícios do Reiki na saúde” – Palestrante: Ms. Reikiana Ana Nardini.
9h – Feira da saúde: “Uso de terapias complementares na Enfermagem”.
11h- “Tai Chi Chuan”- Profª. Esp. Edilene Castro/UNI-RN- Pátio.
Sexta-feira - 17/05/13
8h – “Políticas Públicas de saúde no município de Natal/RN” – Palestrante: Roberval Edson Pinheiro de lima- Assessor de Planejamento/ Secretaria Municipal de Saúde/RN.
9h – Apresentação de trabalhos da disciplina Enfermagem na Saúde Coletiva sobre as principais políticas de saúde na atenção básica- Átrio.
12h – Encerramento – Coquetel.
VOLTAR