Notícias
'Educação, Ciência e Tecnologia na Construção da Paz' é o tema do VII CIC que reúne mais de 500 trabalhos
23.10.2007
Com o tema ‘Educação, Ciência e Tecnologia na Construção da Paz’, iniciou-se na noite desta quarta-feira, 24, a sétima edição do Congresso de Iniciação Científica da FARN, principal evento de socialização do conhecimento científico da Instituição, com uma programação contemplando palestra, mesa-redonda, minicursos, exposições e apresentação de centenas de trabalhos nas formas de comunicação livre e sessão pôster.
A conferência de abertura foi realizada às 19 horas no auditório da FARN e teve como palestrante o chefe do Departamento do curso de Filosofia da UFRN, Markus Figueira, que debateu o tema do Congresso. Para o coordenador geral do evento, Aluísio Dantas, o CIC é um momento de crescimento profissional. \"O aluno que se aventura e aprofunda a teoria vista em sala de aula em um trabalho científico adquire um maior conhecimento, além de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Estado\", disse o professor.
“Desafios do Sistema Único de Saúde” é o tema da mesa-redonda que será realizada na sexta-feira, 26, às 8h, coordenada pelo pró-reitor de Extensão da UFRN, Cipriano Maia. A programação continua com atividades complementares como exposição do museu de anatomia; projetos de extensão desenvolvidos na FARN; sessão pôster especial com os trabalhos dos bolsistas do CNPq; projetos empreendedores dos alunos de Administração; uma realidade em 3D da Faculdade, produzida pelos alunos e egressos de Informática.
Um exemplo de pesquisa de campo é um trabalho realizado sobre a educação nutricional nas Escolas Públicas de Ensino Fundamental do Distrito Sanitário Sul de Natal/RN. A análise foi feita por um grupo de alunos do curso de Nutrição, tendo como base a portaria 1.010/06, que trata da alimentação saudável.
A pesquisa analisou 19 escolas e irá expor os resultados, como 79% das instituições seguiram a portaria, mas de forma incompleta por falta de recursos financeiros, entre outras constatações. Avaliação patrimonial de empresas, doenças do trabalho, distúrbios posturais, adoção por casais homoafetivos e problemas com o sono são alguns exemplos de pesquisas a serem expostas. \"Foram apresentados mais de 200 trabalhos no ano passado e, para 2007, já registramos mais de 500, revelando um aumento de mais de 50% de crescimento”, afirmou o coordenador, Aluísio.
Outro destaque para o interesse da comunidade acadêmica, a oferta é de 35 minicursos, abertos à comunidade. De acordo com professor Aluísio, acontecerão simultaneamente, nos turnos vespertino e noturno na sexta-feira.
Para o sábado, dia do encerramento, a partir das 8 horas, os universitários irão expor através de pôsters assuntos pesquisados sobre responsabilidade social, direito e religião, comportamento infantil, consultoria empresarial, acesso à informação eletrônica e distúrbios do sono são alguns dos temas a serem abordados nas áreas de Direito, Contábil, Administração, Marketing, Informática e da Saúde. O presidente do DCE, Rômulo Góis, também irá marcar presença com um debate sobre “Mudar a política para mudar o país” com o professor de Filosofia Pablo Capistrano.
As melhores pesquisas de cada curso serão premiadas, durante solenidade que acontecerá dia 05 de novembro, na FARN. O primeiro lugar receberá o valor de R$ 300,00; o segundo ganhará R$ 150,00 e o terceiro colocado receberá uma menção honrosa.
Fonte: Comunicação FARN
VOLTAR