Educação Fisica resgata cultura pela dança e brincadeiras
Notícias
Educação Fisica resgata cultura pela dança e brincadeiras 10.06.2011
Araruna, boi Calemba e coco para dançar. Elástico, peteca e telefone sem fio para brincar. Foi assim que os alunos do 2° ao 5° anos do Ensino Fundamental do Complexo ED/HC participaram de uma manhã de atividades lúdicas resgatando a cultura nordestina com muita diversão. Tudo dentro do “I Festival de Cultura do Movimento na Infância: Para não esquecer quem somos”, realizado pelos alunos de Educação Física da FARN, coordenados pela professora Ingrid Oliveira.
Os futuros educadores físicos prepararam quatro salas e se vestiram dos personagens folclóricos para realizarem as oficinas, e o resultado não foi outro: os estudantes do Complexo ED/HC entraram no clima e participaram, atentos a cada momento.
Ao mesmo tempo em que ensinavam sobre o Coco, a Araruna e as brincadeiras de rua que vêm passando de geração para geração – como amarelinha e andar sobre pernas de pau – os universitários de Educação Física puderam vivenciar a prática de estar em sala de aula como professores.
“O objetivo é promover o contato do estudante do curso de licenciatura com a prática e a atuação na sala de aula, dando a oportunidade de refletir e discutir sobre as diversas situações pedagógicas”, explicou Ingrid. Ao final, todos se reuniram no átrio para uma apresentação do Grupo de Araruna de Parnamirim, Boi Calemba, dança do Coco e Bambêlo, com presença do artista Isaque Galvão.
Após as oficinas, os discentes de Educação Física participaram de uma palestra com a pedagoga e professora da UFRN, Naire Capistrano sobre o "Ensino-aprendizagem na Educação Física na infância". À tarde, as oficinas foram retomadas com os Estudantes do Ensino Fundamental. Os melhores momentos estão no álbum de fotos.