Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
Egressa do curso de Direito do UNI-RN, Isabella Lauar, lança, nesta terça-feira, 14 de março, às 16h30, no UNI-RN, o livro “Elas, como nós. Uma contextualização jurídica-feminista-interseccional das violências de gênero no Brasil.”
O lançamento conta com o apoio do reitor da instituição, professor Daladier Pessoa Cunha Lima, que destacou a importância da obra como uma profunda reflexão acerca das questões de gênero que ainda hoje se constituem em muitos desafios para as mulheres na sociedade. Na manhã desta segunda-feira (13), o reitor foi presenteado com um exemplar do livro.
A obra é fruto da pesquisa de mestrado de Isabella Lauar, na Universidad do País Basco, na Espanha, e faz parte de um projeto de investigação do governo espanhol.
A obra, estruturada em sete capítulos, analisa o contexto das múltiplas violências contra as mulheres no Brasil, a partir das óticas feministas e interseccionais aplicadas às normas jurídicas vigentes.
Com o viés internacional, o livro também aborda o fenômeno da violência de gênero sob a perspectiva da normativa espanhola, além de ter um capítulo inteiro dedicado a sugestão de políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres em diversos contextos.
A obra tem coautoria da professora doutora Ana Isabel Pérez Machío, responsável pelo capítulo 5 da publicação: Direito Comparado – análise do tema no ordenamento jurídico espanhol.
O lançamento do livro se insere na programação comemorativa do UNI-RN em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Na Instituição, as comemorações vão até o final de março.
Este é o segundo livro da autora, que já escreveu sobre a "Trilha Evolutiva da Mulher". Em todo o tempo que cursou a graduação de Direito no UNI-RN, Isabella Lauar teve participação ativa em vários projetos acadêmicos de extensão que propunham o debate sobre as mais diversas questões de gênero e o enfrentamento a violência contra a mulher, entre os quais Chá Civil e Mulher: viver com dignidade.
No âmbito institucional, desde 2015, o UNI-RN vem intensificando projetos e ações que visam ao debate sobre o papel da mulher na sociedade e os desafios que o gênero enfrenta até os dias atuais em questões como saúde, trabalho, salários, educação e violência doméstica.
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")