Enade libera 3ª lista de dispensa de 2006. Sai manual para 2007
31.07.2007
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) anunciou nesta segunda (30) mais uma relação final de dispensados do Enade 2006.
Veja quem são (em .pdf)
Em maio, quando foi divulgada a segunda relação de dispensa, o MEC (Ministério da Educação) havia divulgado que seria a última lista. Segundo o Inep, os casos de dispensa anunciados nesta segunda não foram julgados novamente: a decisão já havia sido definida em maio, mas, por algum problema, os nomes não constavam nas outras listas. O Inep não informou que contratempos causaram a falha nas outras divulgações de dispensa nem quantos nomes estão na nova relação.
Os estudantes que não foram dispensados devem regularizar sua situação, entrando em contato com a coordenação de seu curso. Também em maio, o MEC havia dito que esses estudantes teriam de refazer o Enade, mas agora o ministério informa que nada foi decidido em relação a isso e que, por enquanto, os universitários devem apenas procurar a sua faculdade. A participação no Enade é requisito obrigatório para a colação de grau.
Os universitários dispensandos também devem procurar a coordenação de seus cursos para solicitar a emissão do histórico escolar e do diploma de graduação.
O Enade 2006 ocorreu em 12 de novembro de 2006 e contou com a presença de 83% dos alunos selecionados para participar do exame. De uma amostra total de 488.906 estudantes, 406.076 compareceram aos 2.081 locais de prova, em 871 municípios de todas as 27 Unidades da Federação.
Ao todo, o Inep recebeu 14.062 justificativas (6.298 de concluintes, e 7.764 de ingressantes), de 82.830 faltosos. Nas duas primeiras listas de dispensa, foram aceitas 5.286, 37,6% do total geral. Dessas, 3.493 já estavam na
primeira lista (em .pdf) divulgada em março. Mais
1.793 estudantes (em .pdf) foram dispensados na segunda relação, anunciada em maio.
Enade 2007
O Inep também publicou o
Manual do Enade 2007 (em .pdf), que traz, entre outras informações, orientações sobre o exame; o cronograma do evento e sua organização.
As próximas provas do Enade estão marcadas para o dia 11 de novembro, a partir das 13h (horário de Brasília). Serão avaliadas as áreas de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, tecnologia de radiologia, tecnologia em agroindústria, terapia ocupacional e zootecnia.
Os dirigentes das instituições de educação superior são responsáveis pela inscrição no Enade de todos os estudantes desses cursos que colarem grau até o dia 18 de agosto. O prazo começa nesta terça (31) e vai até 31 de agosto.
Contudo nem todos farão o exame: serão dispensados os universitários inscritos que não forem selecionados pelo MEC (o exame é feito por amostragem) e aqueles que estão cursando atividades curriculares fora do Brasil na data da prova (em instituição conveniada com a faculdade de origem).
Mas os que não forem selecionados na amostra e queiram participar do exame podem pedir à coordenação de seus cursos que os inscrevam como voluntários -- o prazo final é 4 de outubro.
A lista dos estudantes selecionados será divulgada até o dia 25 de setembro. Os locais de prova serão anunciados até o dia 22 de outubro. Também é de responsabilidade da instuição de ensino divulgar essas informações a seus universitários.
Os locais de prova serão divulgados em até o dia 22 de outubro; a partir desse mesmo dia o Ineo enviará o Cartão de Informação do estudante, pelo correio. Esse documento terá informações como o endereço em que o universitário deve fazer a prova e o questionário socioeconômico, que tem de ser entregue no dia do exame -- o preenchimento não é obrigatório.
O Enade faz parte do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e seu objetivo não é dar nota ao aluno, mas avaliar a qualidade do ensino que está sendo oferecido a ele. Também compõem o Sinaes a Avaliação de Curso e a Avaliação Institucional.
Fonte: UOL Educação