Notícias
Encontro de Anatomia debate reprodução assistida
03.05.2013
No tempo em que a fertilização assistida tem sido uma opção para gerar filhos, sobretudo entre casais com dificuldade de engravidar ou homoafetivos, o tema será debatido durante o VII Encontro de Anatomia do Centro Universitário do Rio Grande do Norte com a palestra ‘Reprodução Assistida – A Nova Emancipação Feminina’, a ser ministrada pela professora da Instituição Kaline Dantas. O evento será realizado no período de 9 a 11, no hotel Parque da Costeira.
O assunto sugere polêmica, principalmente porque o Conselho Federal de Medicina (CFM) pretende atualizar a resolução que trata dos procedimentos de reprodução assistida no País. Uma das principais propostas é a de limitar entre 50 e 55 anos a idade limite para uma mulher ser submetida às técnicas de reprodução - tanto para ser mãe quanto para ceder temporariamente o útero. Isso levanta questões éticas em torno do assunto pela capacidade da mulher nessa faixa ter ou não condições de acompanhamento do crescimento da criança.
Com o tema ‘Anatomia e os avanços da Ciência’, o Encontro de Anatomia do UNI-RN é considerado um dos principais do gênero no Nordeste e no País e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Anatomia (SBA). Tradicionalmente marcado pela presença de especialistas das diversas áreas das ciências morfológicas do Brasil e de outros países, o evento será aberto com a conferência do professor da Universidade do Texas (Estados Unidos), doutor Carlos Machado, que é ilustrador do Atlas de Anatomia - Netter, um dos mais vendidos do mundo. A palestra está prevista para as 19h.
“A ideia é estimular e capacitar profissionais e acadêmicos das áreas de saúde e biológicas à atuação clínica, bem como despertar nesses o interesse pela docência, formar recursos humanos na área, além de massa crítica de interesse no estudo da Anatomia Humana”, explica o coordenador do encontro, o professor André Davim.
Outros especialistas renomados estarão presentes, como o atual vice-presidente da SBA, Richard Halti Cabral; a professora pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Raquel Martinez, e o professor e pesquisador da Universidade Federal do Ceará, Ariel Scafuri. Da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foram convidados o professor de Embriologia da UFRN, Carlos Barboza, que vai falar sobre os avanços da engenharia de tecidos e órgãos, e o professor Jeferson de Souza Cavalcante, que ministra palestra sobre as bases anatômicas do relógio biológico. A programação completa está no site do evento (http://eanatomia.unirn.edu.br)
Além de palestras, a programação do Encontro de Anatomia também contempla uma parte prática. Serão realizados sete minicursos na manhã do sábado (11), abordando tópicos, como ‘Bases Neuroanatômicas da Terapia Cognitiva Comportamental’, ‘Abertura de Crânio e Retirada de Encéfalo’, ‘Gravidez Após a Menopausa’, ‘Neuroanatomia do Sistema de Defesa’, ‘Assistência de Enfermagem no Home Care’, ‘Neuromodulação e Exercício Físico’ e ‘Anatomia do Assoalho Pélvico Aplicada à Fisioterapia’.
Imagem:http://tinyurl.com/cwwkwcj
VOLTAR