Notícias
Encontro ratifica ênfase da FARN dada à anatomia
29.04.2011
Profisisonais e estudantes de cursos ligados à área da saúde lotaram o auditório da FARN para prestigiar a solenidade de abertura do V Encontro de Anatomia da instituição, que está sendo realizado até o próximo sábado (30). O evento teve como palestrante principal o americano Stephen Michael Dhuy, que coordena o programa de doação de tecidos e corpos da University of California (Estados Unidos), que proferiu a conferência tema do encontro sobre a importância do cadáver no estudo da anatomia. Na solenidade, não faltaram autoridades. Uma delas foi o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Anatomia (SBA), Richard Halti, que participa de mesa redonda nesta sexta-feira (29) e ministra minicurso no sábado (30), dentro da programação científica do evento.
A abertura do V Encontro de Anatomia da FARN foi conduzida pelo presidente da Liga de Ensino no Rio Grande do Norte (entidade mantenedora do Complexo de Ensino Noilde Ramalho ED/HC/FARN) e chanceler da Faculdade, Manoel de Medeiros Brito. “É uma honra para a Liga ter a nobre missão de manter a FARN e ter a oportunidade de abrir esse encontro. Espero que todos atinjam os objetivos desejados ao participar do evento”, disse.
O diretor-geral da FARN, Daladier Pessoa Cunha Lima, destacou a importância da anatomia dentro da grade curricular dos cursos da saúde da instituição. “Esse encontro está dentro do nosso cronograma de eventos acadêmicos e um dos mais importantes. A FARN é pioneira no Rio Grande do Norte no ensino da anatomia artística, uma ciência que une conhecimento e arte. Sem dúvidas, a anatomia é fundamental para a formação completa de qualquer profissional da saúde”.
O reitor também ressaltou o empenho do professor e coordenador do evento, André Davim, para que o encontro venha se consolidando a cada edição. Bastante emocionado, o docente agradeceu pela presença dos pais, enfatizou o nível alcançado e o apoio dados desde a primeira edição por Richard Halti, classificado como parceiro da FARN.
Até o próximo sábado, os participantes do V Encontro de Anatomia da FARN terão uma extensa programação científica, que envolve palestras, mesas redondas, minicursos e atividades práticas. Um dos destaques são as técnicas anatômicas, nas quais serão dissecados um membro inferior para demonstrar as suas correlações clínicas e também a dissecação de encéfalo para identificando as influências no controle do apetite. Essas atividades ocorrem no sábado. Antes disso, nesta sexta, serão ministrados os minicursos sobre reanimação cardiopulmonar, reabilitação pulmonar e as implicações anatômicas, nutricionais e psicológicas da cirurgia bariátrica. Entre as palestras, estão a que trata da relação do HPV com o câncer do colo do útero e a dos aspectos anatômicos do assoalho pélvico.
VOLTAR