Ainda que a quantidade dos cursos de Enfermagem no país tenha aumentado exponencialmente, faltam profissionais no mercado de trabalho. A afirmação é do Prof. MSc. Osvaldo Gois (UFRN) que ministrou a palestra “A Interface da Anatomia com o Ensino, a Pesquisa e a Clínica em Enfermagem”, nesta sexta-feira (11). A palestra integra a sexta edição do Encontro de Anatomia do UNI-RN, realizado no Hotel Parque da Costeira.
Neste sábado (12), a programação do Encontro de Anatomia será de mini-cursos, no campus do UNI-RN. Este ano, o evento comemora os 60 anos da Sociedade Brasileira de Anatomia (SBA).
O déficit de profissionais não é a única lacuna do setor de Enfermagem. Para Osvaldo Gois, o enfermeiro deve estar numa busca constante por conhecimento científico. Para além dos conceitos, o profissional deve consolidar a prática durante o atendimento ambulatorial.
O palestrante abordou ainda o tratamento da Insuficiência Cardíaca nos ambulatórios. Segundo Osvaldo Gois, o custo total para a internação de um paciente com IC é de R$ 4.033,62 por mês. Para casos assim, o ideal é que o manejo e diagnóstico do paciente sejam realizados por uma equipe multidisciplinar.
“Devemos estabelecer a enfermagem como a ciência do cuidado”, disse. O palestrante finalizou desejando aos presentes, neste sábado, um feliz dia do enfermeiro.