Notícias
Envelhecimento provoca alterações no sono
07.05.2013
Cientistas e pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vêm mapeando as áreas do cérebro que geram os ritmos biológicos nos últimos 20 anos. Os principais resultados do estudo, desenvolvido nos últimos anos, serão apresentados no VII Encontro de Anatomia do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), que começa na próxima quinta-feira (9), no Hotel Parque da Costeira.
As implicações do estudo serão apresentadas pelo professor Jeferson Souza Cavalcante, que é doutor em Fisiologia Humana e integra o grupo de seis docentes do Laboratório de Cronobiologia na UFRN – encarregado da pesquisa. Ele ministra no evento a palestra ‘Bases Anatômicas do Relógio Biológico: O Cérebro Gerando Ritmo’, na sexta-feira (10), às 11h.
De acordo com Jeferson Cavalcante, o mapeamento das áreas do cérebro é relevante para a comunidade científica porque essa análise permite se conhecer as substâncias neuroativas que comandam esses ritmos, como é o caso dos neurotransmissores VIP, vasopressina e serotonina. “Isso traz benefícios principalmente para a farmacologia. Conhecendo como essas áreas se apresentam e as substâncias que ali agem, é possível se desenvolver drogas eficientes que controlem melhor os ritmos e, em consequência, o sono”, explica o pesquisador que é ligado ao laboratório de Estudos Neuroquímicos da universidade.
O grupo também está desenvolvendo um estudo sobre os efeitos do envelhecimento no relógio biológico com financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern). Esse estudo é importante tendo em vista a perspectiva de longa vida na população brasileira.
Além de Jeferson Cavalcante, outros nomes ligados direta ou indiretamente à anatomia participam do evento, que será aberto na quinta-feira (9), às 19h. A conferência de abertura será ministrada pelo professor da Universidade do Texas (Estados Unidos), doutor Carlos Machado, que é ilustrador do Atlas de Anatomia - Netter, um dos mais vendidos do mundo.
O encontro chega à sétima edição como um dos principais eventos do gênero no Nordeste e no Brasil e tem como objetivo qualificar acadêmicos e profissionais com vistas ao conhecimento da anatomia humana, estimulando e capacitando-os à atuação clínica. A proposta do evento é também formar recursos humanos na área, além de massa crítica de interesse no estudo da Anatomia Humana.
Especialistas renomados estarão presentes atual vice-presidente da SBA, Richard Halti Cabral; a professora pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Raquel Martinez, e o professor e pesquisador da Universidade Federal do Ceará, Ariel Scafuri. Da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi convidado o professor de Embriologia da UFRN, Carlos Barboza, que vai falar sobre os avanços da engenharia de tecidos e órgãos. A programação completa está no site do evento (http://eanatomia.unirn.edu.br)
Além de palestras, a programação do Encontro de Anatomia também contempla uma parte prática, que será toda ministrada no campus do UNI-RN. Serão realizados sete minicursos na manhã do sábado (11), abordando tópicos, como ‘Bases Neuroanatômicas da Terapia Cognitiva Comportamental’, ‘Abertura de Crânio e Retirada de Encéfalo’, ‘Gravidez Após a Menopausa’, ‘Neuroanatomia do Sistema de Defesa’, ‘Assistência de Enfermagem no Home Care’, ‘Neuromodulação e Exercício Físico’ e ‘Anatomia do Assoalho Pélvico Aplicada à Fisioterapia’.
Ilustração: http://tinyurl.com/bwzulkr
VOLTAR