Ergonomia postural ajuda a evitar doenças no trabalho - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Home
  • Institucional
  • Ergonomia postural ajuda a evitar doenças no trabalho

Notícias

Ergonomia postural ajuda a evitar doenças no trabalho
09.04.2013

Pode não parecer, entretanto, passar cerca de oito horas no trabalho com posturas estáticas traz consequências à saúde. Além de sentar de forma adequada, o trabalhador precisa ter uma percepção do corpo e interação com o posto de trabalho, valorizando o conforto, principalmente, da coluna vertebral. Esse cuidado é conhecido como ergonomia postural, que será alvo de um curso a ser ministrado dentro da programação do II Congresso Nacional de Educação Física e Fisioterapia (Cenaff). O evento ocorre no período de 10 a 13, no Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN).

O curso Ginástica Laboral e Ergonomia Postural será realizado nos dias 11, 12 e 13, das 9h às 12h, e será conduzido pela educadora física gaúcha, a professa Cláudia Lucchese, que tem pós-graduação em Medicina e Ciências do Esporte e também em Ergonomia. A especialista tem certificado em Gerenciamento do Stress no trabalho e Promoção da Atividade Física no Ambiente de Trabalho. Claudia Lucchese é coordenadora dos programas de Qualidade de Vida na empresa Banrisul, atuando junto a 13 mil colaboradores. Além de personal trainer, é professora da Pós-Graduação da Universidade Gama Filho (RJ) e da Unisinos (RS), ministra cursos e palestra sobre qualidade de vida em empresas há dez anos.

Durante o Cenaff, ela compartilhará com os participantes do congresso sua experiência de 20 anos trabalhando com Ginástica Laboral, em diversas áreas, como chão de fábricas, setores administrativos e instituições financeiras. Tudo com situações práticas e vivenciais, para que os participantes tenham a visão mais clara possível do que acontece no meio corporativo. Ensinará como aplicar essa atividade em hospitais, indústrias, frigoríficos, comércios, bancos e instituições de ensino e repassará noções práticas de reeducação postural no trabalho.

“Nosso País é grande e sei que aqui, no Sul, estamos um passo à frente com a ginástica laboral. Aqui hoje, não é mais comum o professor procurar a empresa para apresentar um projeto. A empresa já solicita propostas de qualidade de vida para profissionais. Está muito claro que o mesmo deve ocorrer no Nordeste. As corporações já sabem que seu maior capital são as pessoas, seus colaboradores. E, se eles não estiverem motivados e saudáveis, não existirá tecnologia que fará evoluir essa empresa”, diz a especialista, referindo-se ao campo de trabalho para o profissional dessa área.

Segundo ela, com a ginástica laboral, é possível prevenir as doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) a partir de técnicas antiestresse. Males que têm afastado cada vez mais trabalhadores das suas funções. Esse tipo de ginástica apresenta bons resultados na melhoria da capacidade de produção, diminuição das lesões por atividades repetitivas, redução dos acidentes de trabalho e diminuição de doenças relacionadas à postura, além do fortalecimento do espírito de solidariedade.  “O posto de Trabalho deve sim estar adequado à realidade do trabalhador. Certamente, que uma cadeira não ergonômica, poderá inviabilizar qualquer resultado positivo de uma aula de Ginastica laboral. Na verdade, é a soma de várias atitudes que poderá beneficiar a saúde“, argumenta Claúdia Lucchese.

A especialista também ministra durante o evento o curso Atividade Física e Treinamento de Força para a Terceira Idade, ao lado do professor doutor Alexandre Evangelista (SP).  O Congresso Nacional de Educação Física e Fisioterapia vai reunir os principais nomes das áreas de Educação Física e Fisioterapia do Brasil, com dezenas de especialistas convidados de vários estados do País, para debater as novas tendências no que se refere à prática de exercícios, os avanços, as novidades e as tendências de mercado do setor de academia de ginástica.

Além de uma extensão programação com cursos voltados à capacitação de estudantes e profissionais das duas áreas, o Cenaff também terá uma feira de produtos e equipamentos, que ficam em exposição para comercialização durante os quatro dias do evento, que é voltado para estudantes e profissionais educadores físicos e fisioterapeutas, além de demais interessados nos temas. Informações sobre inscrições podem ser obtidas no site www.cenaff.com.br ou através do celular (84) 9982-7679.

Imagens:
http://migre.me/e2Tqn
http://migre.me/e2TxC

VOLTAR
Whatsapp

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade Ver opções