Especialista em plastinação já está no UNI-RN para Congresso - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Home
  • Institucional
  • Especialista em plastinação já está no UNI-RN para Congresso

Notícias

Especialista em plastinação já está no UNI-RN para Congresso
18.07.2016

A experiência de conhecer o corpo humano encanta pessoas de todas as idades, principalmente quando existe a possibilidade de um contato mais próximo com as peças anatômicas.  Durante o XXVII Congresso Brasileiro de Anatomia, sediado no UNI-RN entre os dias 20 e 23 de julho, o público poderá visitar a exposição “O admirável corpo humano”, com cerca de 50 peças conservadas com a técnica da plastinação, e até manusear algumas delas.

O professor responsável pela mostra, Athelson Bittencourt, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), é um dos pioneiros da técnica no Brasil e já está no UNI-RN para os últimos preparativos antes do evento. Na manhã dessa segunda-feira (18), o reitor da instituição, professor Daladier Pessoa Cunha Lima, o recebeu em seu gabinete. "A plastinação é um avanço importante para os estudos das ciências morfológicas, estamos muito felizes com a realização dessa mostra em nossa instituição", pontuou o reitor.

A exposição "O admirável corpo humano" é a primeira de órgãos plastinados inteiramente produzidos no Brasil, e também pela primeira vez acontece fora do estado do Espírito Santo. Segundo o professor Athelson, essa técnica abre um leque de possibilidades, pois o material se torna inerte, livre de qualquer produto químico e odor, além de ter uma durabilidade maior. "Outra característica é a acessibilidade, deficientes visuais, por exemplo, poderão através do tato, conhecer melhor os órgãos do corpo humano", completa.

Plastinação:
Criada pelo médico alemão, Gunther von Hagens, em 1977, a plastinação se espalhou pelo mundo, e a partir de 2015 ganhou força no Brasil com a realização da 11ª Conferência Internacional Interina de Plastinação, em Vitória, Espírito Santo. A plastinação é o que há de mais avançado em preparação e conservação de espécimes anatômicos. Ela consiste na retirada de água e gordura dos resíduos do corpo, substituindo por uma resina, garantindo sua preservação total e permanente.  Além de manter a aparência bem próxima do natural, sem o inconveniente das substâncias conservadoras tóxicas e de odor desagradável, permitindo assim uma aproximação maior do público a este conteúdo.


VOLTAR
Whatsapp

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade Ver opções