Especialista fala sobre contribuição da Anatomia
11.04.2014
Ela é o ramo da Ciência que menos aparece sob os holofotes da área médica, mas deve-se muito à Anatomia Humana, campo da Biologia, comum a outras ciências, que estuda o funcionamento do corpo e de seus sistemas através da técnica de dissecação, os avanços que temos hoje na medicina.
“Conhecendo o corpo humano, as estruturas que o formam, aprendemos como ele funciona e entendemos como os órgãos interagem entre si”, explica o professor da Anatomia da USP e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Anatomia, Richad Halti, palestrantes desta sexta-feira, 11, do VIII Encontro de Anatomia do UNI-RN.
Ele destaca que é a partir desses conhecimentos que a Anatomia acaba servido de base para que as outras ciências possam se desenvolver. Foi graças aos conhecimentos acerca da Anatomia Humana que temos, hoje, por exemplo, tratamentos e procedimentos cirúrgicos menos invasivos.
O professor costuma usar como exemplo em suas palestras, casos de mulheres com miomas no útero e que desejam engravidar. Antes, se retiraria todo o órgão, impedindo essas mulheres de realizarem o sonho de ser mãe. Hoje, em alguns casos, particularmente aqueles em que os tumores são benignos, já é possível ajudar essa mulheres a engravidar usando-se técnicas cirúrgicas menos invasivas, resultante dos conhecimentos adquiridos através dos estudos da Anatomia Humana.
“Devemos muitos desses avanços à Anatomia. Ela foi fundamental para entendermos todo o funcionamento do corpo e sua fisiologia”, ressalta o professor. A Anatomia é o ramo da Biologia, comum a outras ciências, que estuda o funcionamento do corpo e de seus sistemas através da técnica de dissecção.