FARN sedia 2° Simpósio Estadual de Hanseníase 19.11.2009
Autoridades consideradas referência no combate à hanseníase no Estado estiveram reunidas nesta sexta-feira (20), no auditório da FARN, durante o 2° Simpósio Estadual de Hanseníase, quando foram expostas as estratégias do RN para o controle da endemia e os resultados já obtidos. O Simpósio fez parte da III Campanha de Combate à Hanseníase, realizada em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde e apoio da OnG britânica LRA e da FARN.
Estiveram presentes a sub-coordenadora de Vigilância Sanitária do RN, Juliana Bruna; o dermatologista do Programa de Hanseníase do Hospital Giselda Trigueiro, Dr. Maurício Nobre; a diretora médica da ONG LRA, Astrid Zamora; a fisioterapeuta do Hospital Giselda Trigueiro, Geisa Campos; além de alunos e profissionais de saúde.
De acordo com a Coordenadora Estadual de Hanseníase do Rio Grande do Norte, Handrezza Siqueira [que também é presença confirmada no Simpósio], existe uma demanda reprimida de doentes desconhecida quantitativamente pelo poder público. \"Os casos aumentam durante as campanhas educativas, mas depois caem novamente, porque não há a preocupação de detecção permanente”, explica.
O Brasil é o segundo país no mundo em número de casos da doença, que é contagiosa, se manifesta na pele e pode ser confundida com micose ou vitiligo.