Fecundação in vitro ao vivo e análise topográfica no Encontro de Anatomia
Notícias
Fecundação in vitro ao vivo e análise topográfica no Encontro de Anatomia 16.04.2010
A programação do IV Encontro de Anatomia da FARN contemplou também cinco minicursos. Em um deles os participantes puderam assistir como funciona a fecundação in vitro ao vivo. “A técnica foi vista através de um microscópico projetado no telão”, explica o professor André Davim, coordenador do evento. “Na platéia, acadêmicos dos cursos da área da saúde que observaram as correlações clínicas que envolvem o desenvolvimento embrionário fetal”, completa.
Para facilitar ainda mais a aprendizagem, foram apresentadas peças com má formação fetal para análise das proporções do corpo a partir da evolução do feto. As correlações clínicas do corpo humano também poderão ser compreendidas a partir da análise topográfica de um cadáver, no minicurso de Anatomia Topográfica. Houve ainda análises topográficas nos próprios participantes, sempre voltadas para o aperfeiçoamento do conhecimento clínico.
Armando China Bezerra foi o grande convidado do IV Encontro de Anatomia. Mestre em Morfologia e doutor em Ciências Anatômicas pela USP, Armando China resgata em sala de aula as contribuições do pintor renascentista Leonardo da Vinci à ciência, e falou na abertura do evento sobre \'As belas artes na Anatomia\'.