Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
A XII Feira de Nutrição do UNI-RN (FENUT) foi uma volta ao mundo através dos hábitos de comer e beber, levando os visitantes a entender melhor a miscigenação de nossa cultura alimentar. E o grande homenageado foi o historiador, escritor e folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo, devido a sua contribuição aos estudos desses costumes. A FENUT movimentou o Centro de Convivência Nelson Mandela durante toda a manhã desta quinta-feira (19). O reitor do UNI-RN, Daladier Cunha Lima, e o presidente da Liga de Ensino do RN, Manoel de Medeiros Brito, prestigiaram o evento. Eles elogiaram a organização da feira e o empenho dos estudantes.
O tema central deste ano, "Reflexões de Câmara Cascudo: alimentação, ciência e cultura", abordou a influência das culturas indígena, africana, portuguesa e francesa na alimentação brasileira e na região Nordeste, sob o ponto de vista do escritor potiguar no livro "História da Alimentação no Brasil". Alunos de todos os períodos envolveram-se no evento, expondo em 16 estandes os trabalhos e a mostra dos alimentos pesquisados.
Segundo a coordenadora de Nutrição, Carina Leite, o resultado superou todas as expectativas e proporcionou uma troca de conhecimentos importante para a formação acadêmica. "A FENUT 2016, além do trabalho em equipe, foi uma oportunidade de valorizar a nossa história", disse.
A Feira ainda é novidade para os alunos do primeiro ano do curso, mas um desafio que não intimidou o grupo que tratou da "Influência Portuguesa na Alimentação Brasileira". De acordo com Kevin Mafra, "esse é o ambiente ideal para aprimorar conhecimentos, principalmente sobre a cultura local exaltada no livro".
O Instituto Ludovicus, responsável por preservar, divulgar e gerenciar o patrimônio de Câmara Cascudo, também marcou presença durante a XII FENUT com um estande destinado à exposição das obras do folclorista. A parceria com o curso de Nutrição do UNI-RN resultou também na disponibilidade do acervo bibliográfico do instituto para os alunos desenvolverem suas pesquisas.
Para finalizar mais uma Feira de Nutrição, foram anunciados os grandes vencedores das disputas propostas. A receita ganhadora do II Concurso Gastronômico foi o Escondidinho de Jabá, dos alunos Bruno Ribeiro e Nayara Araújo. E o estande que melhor representou a FENUT 2016, na opinião dos jurados, foi o do grupo "O Africano que Existe em nós, Brasileiros".
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")