Fenut enfatiza segurança alimentar nas refeições coletivas - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Home
  • Institucional
  • Fenut enfatiza segurança alimentar nas refeições coletivas

Notícias

Fenut enfatiza segurança alimentar nas refeições coletivas
23.05.2013

Os cuidados para elaborar um cardápio que atenda às necessidades nutricionais diárias e a higienização adequada de alimentos e utensílios em estabelecimentos que servem grandes quantidades de refeições serão o tema central da Feira de Nutrição do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (Fenut). O evento chega à nona edição com a proposta de chamar a atenção para a importância da qualidade e segurança na produção de alimentação coletiva. Isso porque os restaurantes, refeitórios e similares são hoje o principal campo de trabalho do nutricionista no Rio Grande do Norte.
A Fenut será realizada na próxima terça-feira (28), no Centro de Convivências Clara Camarão, e deve reunir cerca de 200 acadêmicos do curso de Nutrição do UNI-RN. A principal novidade deste ano será a abertura da feira no turno matutino. Tradicionalmente, o evento era realizado apenas no período noturno. Assim, a exposição temática ocorre nos horários das 8h ao 12h e das 19h às 21h30. De acordo com a coordenadora da Fenut, a professora Carina Leite, a expansão visa ampliar o público visitante e expandir os conhecimentos repassados pelos estudantes a um maior número de pessoas.
Serão 16 estandes que repassarão de forma clara e prática aspectos importantes da nutrição e com direito a degustações. Para tornar o tema, que é empírico, em algo visual, os alunos planejaram um projeto de restaurante universitário com capacidade para servir até mil refeições. A estrutura envolve desde a planta baixa e equipamentos até a montagem do cardápio. No evento, eles vão expor apenas uma parte desse estabelecimento, uma minicozinha, onde serão demonstradas técnicas corretas para a elaboração de um cardápio de almoço.
Turmas

Cada um dos aspectos do tema “Qualidade e Segurança na Produção de Alimentação Coletiva” será abordado pelas turmas do segundo e terceiro anos. “Escolhemos trabalhar este ano com essa temática porque o mercado de trabalho no estado está muito centrado nesse ramo da alimentação coletiva e há uma preocupação com as políticas públicas nutricionais. Além disso, é uma forma de valorizar o profissional nutricionista”, alega Carina Leite.
Já as turmas do primeiro ano vão demonstrar nos estandes a importância das ciências sociais e biológicas para a formação do nutricionista. Em síntese, eles colocarão em prática o que aprenderam nas disciplinas do curso. Um dos grupos abordará o desperdício como parte integrante da disciplina Economia.
Os acadêmicos ensinarão como aproveitar integralmente alguns tipos de alimentos, evitando sobras, ou como aproveitá-los de acordo com o estágio de maturação. O tomate, por exemplo, pode ser usado em saladas ou melhor aproveitados em molhos. O uso vai depender do grau de maturação. Se mais verde, a indicação e a salada. Quando mais maduro,  o melhor é utilizá-lo em molhos, que são cozidos.
Outro grupo demonstrará como a herança indígena foi determinante para os hábitos alimentares do potiguar, como parte integrante da disciplina Sociologia.

VOLTAR
Whatsapp

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade Ver opções