Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
O mais brasileiro dos esportes merecia um evento inteiramente dedicado a ele. E terá! Nos próximos dias 25 e 26 de setembro será realizado, no UNI-RN (Rua Prefeita Eliane Barros, 2000, Tirol), o Festival de Capoeira, com participação confirmada de alguns dos principais mestres potiguares: Marcos, Índio, Irani, Robson, Álcio, Vítor, Júnior Aranha e Perninha, entre outros. Toda a comunidade acadêmica está convidada a participar.
Praticantes da modalidade que não possuem vínculo com o Centro Universitário também são muito bem-vindos. Para inscrever-se, basta acessar o endereço eventos.unirn.edu.br e pagar uma taxa de R$ 10. Todos receberão certificados com 12 horas de carga complementar, e os 85 primeiros inscritos ainda serão contemplados com uma belíssima camiseta.
A programação conta com uma palestra do presidente do Conselho Regional de Educação Física do Rio Grande do Norte (CREF-RN), Francisco Araújo, sob o tema "A Visão do CREF Sobre a Capoeira", além de quatro aulas práticas, as chamadas "vivências".
Até mesmo o renomado cientista Sidarta Ribeiro, diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do RN, amante confesso da capoeira, estará presente. Assim como a professora do Departamento de Educação Física da UFRN Margareth Vasconcelos.
"A capoeira é uma atividade que mistura arte marcial, esporte e musicalidade. Isso faz com que a prática seja divertida e dinâmica. Além disso, traz muitos benefícios ao corpo e à mente", ressalta William Marinho, estudante de Educação Física e organizador do festival.
A inclusão da capoeira como prática de extensão curricular no UNI-RN está em sintonia com a Lei 10.639/2003, a qual motivou o Conselho Nacional de Educação a aprovar o parecer CNE/CP 3/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Além de estar em consonância com essa lei, a instituição também tem como finalidade oferecer a prática de uma manifestação cultural genuinamente afro-brasileira, que engloba uma diversidade de conhecimentos dentro de uma só pratica, oferecendo melhoria no bem estar e na qualidade de vida de alunos, funcionários e professores.
Confira a programação:
25/09 (Sexta-feira)
19h - Palestra "A Visão do CREF Sobre a Capoeira"
Local: Auditório Central do UNI-RN
26/09 (Sábado)
8h - Aula prática
Local: Ginásio da Integração
14h - Aula prática
Local: Ginásio da Integração
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")