Futuro da medicina: Carmen Rexach ministra aula no UNI-RN - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Home
  • Institucional
  • Futuro da medicina: Carmen Rexach ministra aula no UNI-RN

Notícias

Futuro da medicina: Carmen Rexach ministra aula no UNI-RN
19.08.2013

O futuro da medicina chegou. Em palestra para cerca de 200 alunos da área de saúde do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) na manhã desta segunda-feira (19), a professora da universidade americana San Antonio College, Carmen Rexach, falou sobre os avanços na área da medicina regenerativa e sobre como as pesquisas com células tronco estão possibilitando o tratamento das mais variadas doenças.

Segundo Carmen, a técnica chamada “Tissue Engineering” permite que células se desenvolvam em órgãos, anulando a necessidade de doações para pessoas que estão na fila dos transplantes e ainda com a vantagem de não ocorrer rejeição imunológica. A professora apresentou casos em que pacientes com severas deficiências na traqueia receberam um novo órgão desenvolvido a partir das células tronco.

Embora destaque os avanços biotecnológicos, a pesquisadora e infectologista não reduz a importância da qualificação humana. “Não importa o quanto a tecnologia avança, sempre precisaremos de excelentes nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e profissionais da área da saúde. É necessário enxergar que o futuro da medicina chegou e é preciso se preparar para ele”, destacou.
A pró-reitora acadêmica, Cristina Medeiros, Robson Alves, coordenador de Fisioterapia, e Romeica Cunha Rosado, diretora das Clínicas Integradas, prestigiaram a palestra, uma oportunidade que todos os alunos da área de saúde tiveram de entrar em contato com as mais modernas técnicas da medicina.
Troca de experiências
Esta é a terceira vez que Carmen e seus alunos visitam o UNI-RN, através do convênio firmado entre a instituição potiguar e a universidade americana. “A cada ano vejo enormes melhorias e tenho um grande orgulho de ministrar aulas aqui. E para os alunos que vêm comigo, a experiência de visitar um centro universitário brasileiro é espetacular”, disse.
Yin Sou, uma das estudantes de medicina que acompanharam a Dr. Carmen na visita, destacou a oportunidade de vivenciar aulas e de conhecer o campus do UNI-RN. “Levarei essa experiência para toda a minha vida como um dos meus melhores momentos. Gostamos muito de toda a estrutura e principalmente de como fomos recebidas por todos os alunos e professores”.
Ao final da palestra, a professora foi homenageada com uma placa entregue pelo professor e coordenador do convênio, André Davim, reconhecendo sua importância no estudo da anatomia no UNI-RN. “A professora Carmen é uma referência na anatomia, uma grande e competente profissional em sua área. Para o UNI-RN, será sempre motivo de orgulho recebe-la”.
Como parte das atividades do intercâmbio entre UNI-RN e o San Antonio College, quatro estudantes potiguares visitarão a universidade americana em novembro, quando André ministrará aulas. O convênio entre as instituições marca a internacionalização do UNI-RN e aprimora os estudos da anatomia.

VOLTAR
Whatsapp

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade Ver opções