Gestec começa hoje com exposição e jogos 20.05.2013
Os negócios na área de Tecnologia da Informação (TI) e os jogos eletrônicos entram em destaque com a III Gestec, que agrega o XIII Encontro de Informática e III Encontro de Tecnologia e Negócios do Centro Universitário do Rio Grande do Norte, que começa nesta segunda-feira (20) e vai até dia 22. No primeiro dia, as atenções se voltam para os jogos digitais. As inscrições ainda podem ser feitas através do site www.unirn.edu.br/gestec.
Na noite desta segunda-feira (20), a partir das 19h, está prevista uma competição de jogos nos laboratórios e, no Átrio Central, a Miranda Computação vai abrir em um telão outra competição de jogos de memória. Um Ar-Drone circulará pelo campus para mobilizar os estudantes. Esse tipo de equipamento é usado para jogos, que podem ser em rede. Graças à sua própria rede Wi-Fi gerada, os jogadores podem criar um jogo onde outros jogadores podem entrar e jogar uns contra os outros. Uma exposição mostrará ao público participante do evento a evolução dos consoles de jogos digitais desde os primórdios com o Atari.
Mais que jogos, a programação envolve também palestras e minicursos. A primeira conferência do evento -‘Desenvolvendo e Publicando Jogos Digitais no RN’, a ser ministrada por Matheus Abrantes Gadelha - acontece no dia 21, às 19h. Ele vai falar sobre o mercado de jogos digitais no Rio Grande do Norte, os desafios e como tratar essa atividade como negócio.
O palestrante é graduado em Ciência da Computação pela UFRN e mestrando em Sistemas de Computação pela mesma Instituição. Tem experiência em desenvolvimento de jogos sérios para reabilitação e com fins educacionais. Em 2012, ele co-fundou a String e começou a fazer jogos em que as pessoas pudessem se divertir de verdade. Uma dessas iniciativas foi apresentada no SBGames 2012.