Inclusão Social: paratletas de basquete fazem apresentação - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Home
  • Institucional
  • Inclusão Social: paratletas de basquete fazem apresentação

Notícias

Inclusão Social: paratletas de basquete fazem apresentação
04.04.2011

Inclusão social com oportunidade. Um convênio entre Os Tigres - Clube de Basquete Paraolímpico do RN e a FARN está possibilitando uma nova realidade para esses atletas: frequentar o curso superior de Educação Física, com bolsas oferecidas pela FARN. O primeiro beneficiado é o esportista Romero Ramos de Souza, que ingressou no curso este ano em busca de realizar um sonho antigo. “Comecei a faculdade por duas vezes, mas tive que parar porque não dava para pagar a mensalidade. A primeira vez foi em 2006, no Rio de Janeiro (RJ), e depois em Recife (PE), em 2009. Dessa vez estou mais tranquilo para concluir, porque tenho bolsa integral”, explica o atleta.

Os bolsistas paraolímpicos de basquete são alunos da Faculdade que terão a oportunidade de acompanhar de perto a modalidade do basquete em cadeira de rodas, buscando experiência e podendo ter a oportunidade de trabalhar em sua vida profissional a referida modalidade adaptada. Além de assistir aula, a ideia é que os beneficiados tenham espaço para promover palestras sobre o esporte em cadeira de rodas e aproximar os demais alunos dessa realidade. Nesta quarta-feira,06, está marcado um coletivo em que Os Tigres vão se apresentar a toda a comunidade acadêmica da FARN, às 19h, no ginásio Polivalente.

O Presidente de Os Tigres, Eduardo Bezerra, conta um pouco da realidade da equipe: Quantos atletas treinam hoje? São 18 atletas treinando o esporte basquetebol em cadeira de rodas, visando o alto rendimento, ou seja a equipe principal. A faixa etária é a partir dos 10 anos de idade. Os treinos acontecem de segunda a sexta-feira, das 12h ás 14h, no Palácio dos esportes. Qual a importância dessa parceria com a FARN? É a oportunidade que está se dando aos atletas em poder concluir um curso de Nível Superior, em como demonstrar através de palestras o funcionamento do basquete em cadeira de rodas, bem como de que forma as pessoas com deficiência conquistaram a superação, motivação para ser realmente vitorioso. Além disso, teremos condições de aplicar através do esporte uma aproximação com outros cursos, buscando o trabalho interdisciplinar. Que torneios estão na agenda para este ano? Campeonato Regional do Nordeste de basquetebol em cadeira de rodas, de 9 a 14 de agosto; Campeonato de Acesso ao Brasileiro de basquetebol em cadeira de rodas e, ainda, pelo menos três amistosos na cidade do Natal com a participação de outros Estados.

VOLTAR
Whatsapp

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade Ver opções